Segundo Banco Mundial, o Brasil é o sétimo líder em governo digital

Foto: Isac Nóbrega/PR
O Banco Mundial classificou o Brasil como o sétimo país com a mais alta maturidade em governo digital no mundo. O resultado, que foi divulgado pelo governo federal no dia 30 de setembro, faz parte de um ranking calculado pelo índice GovTech Maturity Index 2020 do banco, que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias mundiais. E de acordo com o ranking, o Brasil ficou acima de países como Estados Unidos e Canadá.
À frente do Brasil, constam apenas Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Além disso, o Brasil é o único país entre os dez primeiros que tem mais de 100 milhões de habitantes.
Para o governo, o resultado se deve ao avanço da plataforma gov.br, que dispõe de mais de 115 milhões de usuários. A plataforma oferece o acesso a uma variedade de serviços digitais e facilita o relacionamento entre o cidadão e  governo.
A avaliação, que contou com 198 países,  foi feita nos seguintes aspectos: suporte aos principais sistemas de governo; aprimoramento da prestação de serviços; integração do engajamento do cidadão; e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.
O Brasil foi destaque em soluções digitais de impacto massivo, como auxílio emergencial, Meu INSS, seguro desemprego e seguro desemprego do empregado doméstico, carteiras digitais de trabalho e de trânsito e o PIX.
Agência Brasil

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades