Deputados de oposição ao governo Fátima Bezerra (PT), na Assembleia Legislativa, avaliam que a vitória eleitoral do deputado federal Paulinho Freire (União) para prefeito de Natal, no domingo (27), é o ponto de partida para sacar o Partido dos Trabalhadores do poder nas eleições gerais de 2026. “É importante que saber de uma coisa: o caminho para 2026 começou a ser construído dois anos antes, agora em 2024, e faço um apelo para que todo esse arco de alianças que foi criado, possa manter uma convivência saudável para, daqui a dois anos, ganharmos a eleição do Estado”, salientou o deputado estadual Gustavo Carvalho.
Gustavo Carvalho disse que “não podemos ficar com esse governo omisso, de inércia e irresponsável, mas o Rio Grande do Norte já deu resposta, o PT só está em sete dos 167 municípios do Estado”.
Gustavo Carvalho ainda parabenizou o presidente estadual do PL, senador Rogério Marinho, pelo “discernimento para fazer o diferencial”, levando o seu partido a integrar uma aliança de oito legendas em apoio a Paulinho Freire; “Não solicitou espaço em governo, não exigir sua legenda na chapa majoritária, nem pra prefeito e nem pra vice, Rogério queria que Natal não voltasse atrás e ficasse como estamos vivendo no Rio Grande do Norte hoje, um governo sucateado”.
Além de parabenizar os eleitores de Natal pela escolha feita no segundo turno das eleições municipais, Carvalho parabenizou o prefeito eleito Paulinho Freire, “a quem conheço há muito tempo e sei do seu poder de gestão e que Natal está em boas mãos” e ainda a vice-prefeita eleita Joanna Guerra (Republicanos), que não conhecia até a campanha eleitoral: “Essa mulher fez uma campanha pé no chão, rua por rua, casa por casa. E eu deixo aqui, Joanna, a minha admiração pelo trabalho que você exerceu para que juntos pudessem você e Paulinho chegar à prefeitura de Natal”.
O deputado Gustavo Carvalho reconheceu também a atuação do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que “participou da campanha de Paulinho como se fosse a dele”.
O deputado Tomba Farias (PSDB), também disse, na sessão de terça-feira (29) da Assembleia Legislativa, que o eleitor natalense, ao eleger o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) prefeito de Natal, optou pelo caminho da “luz, do crescimento e da esperança”.
Para o parlamentar, o povo mostrou nas urnas que queria a continuidade da gestão do prefeito Álvaro Dias, que tem uma folha de serviços prestados a Natal. Destacando que a vice-prefeita eleita Joanna Guerra foi uma “grande parceira” de Paulinho, Tomba enfatizou o empenho que Álvaro Dias demonstrou na campanha do hoje prefeito eleito. “Álvaro fez a campanha de Paulinho como se fosse a sua campanha”, disse parabenizando em seguida o ex-senador José Agripino (União Brasil) e o senador Rogério Marinho.
“O PL teve uma grande participação na eleição de Paulinho. O senador Rogério Marinho teve uma posição firme que levou os deputados federais e estaduais do partido para apoiar a bandeira de Paulinho”, explicou.
Para Tomba Farias, a vitória de Paulinho marca o início da pavimentação do caminho para 2026. “É a vitória da construção de um futuro, que está sendo construído tijolo por tijolo, para que daqui a dois anos aconteça a outra mudança que é importante para o Rio Grande do Norte”, disse em alusão às eleições para o governo do Estado.
O deputado Luiz Eduardo (SD), Natal ganhou um “presente” com a eleição de Paulinho Freire: “Não poderíamos replicar os erros que acontecem no governo do Estado”.
Já o deputado Coronel Azevedo (PL) destacou o trabalho feito por todos os partidos aliados em torno da vitória de Paulinho Freire, mas ressaltou que o papel exercido pelo senador Rogério Marinho, que “articulou o apoio do nosso partido” ao União Brasil, bem como o deputado federal General Girão (PL): “Como todos nós discutimos, no início do ano, o desejo do partido era ter candidato próprio a prefeito, mas Girão, que numa única reunião, saiu com mais de 10% das intenções de votos, abriu mão de seguir com sua candidatura e no esforço coletivo de vários partidos, o PL decidiu apoiar a candidatura de Paulinho Freire a prefeito”.
Segundo Azevedo, o momento “é de reconhecer essa união, agradecer a todos os partidos que somaram nesse esforço coletivo e aguardar que esse esforço possa se realizar ao longo desses quatro anos”.
Informações da Tribuna do Norte