O Brasil do Centrão !

Por Renato Cunha Lima

 

 

O sistema venceu com o seu centro de poder e orçamento nada secreto, a direita sobreviveu dividida e a esquerda foi derrotada.

No final qualquer opinião definitiva sobre as eleições de 2024 tende a ser precipitada e com grande chance de erro, pois apesar de algumas certezas há muitas dúvidas.

Vamos as certezas, a diminuição da esquerda no cenário político nacional. Sem Lula o PT e seus satélites não são praticamente nada, a esquerda segue sua crise de renovação de quadros e radicalizada a tendência é ser escanteada para um gueto político.

Por outro lado dizer que a direita venceu é um erro, pois qual direita venceu? Evidentemente que no nordeste, em especial, a direita avançou e bem, inclusive em Fortaleza onde perdeu em razão de claro abuso de poder político e econômico.

A divisão na direita é o grande problema, temos um Tarcísio cada vez mais próximo do Centrão e se afastando de Bolsonaro, como temos críticas públicas do Ronaldo Caiado ao Bolsonaro, que injustamente inelegível se encontra ainda ameaçado pela ditadura do judiciário.

Diante disso tudo, o grande vencedor foi o Centrão, o sistema de poder e para 2026 essa turma, que não é de esquerda, quem dará as cartas e quem dominará o xadrez político brasileiro, com destaque para figuras como o Gilberto Kassab.

Por isso é bom verificar com o tempo os fatos a seguir. Infelizmente não foi bom, mesmo sendo muito ruim para os nossos inimigos.

Renato Cunha Lima é administrador de empresas, empresário e escritor

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades