O Hospital Municipal Veterinário de Natal será inaugurado nesta terça-feira (8), em solenidade prevista para às 12h. A unidade, a primeira pública da cidade, será instalada na Rua Doutor Barata, 133, na Ribeira. O local de instalação da unidade atende a uma exigência do edital de chamamento público que previa a localização no Centro Histórico de Natal como uma prioridade. Os atendimentos iniciam na quarta-feira (11).
O termo de colaboração para a operacionalização do Hospital Municipal Veterinário foi assinado na última quinta-feira (5) pelo prefeito Álvaro Dias. A unidade de saúde será gerida pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada pelo edital lançado pela gestão municipal.
O contrato terá a vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a disponibilidade operacional, respeitada a capacidade diária dos equipamentos a serem implantados. A parceria prevê a disponibilização de profissionais, equipamentos, móveis, material de consumo e demais itens necessários à prestação de serviços médico-veterinários para cães e gatos.
Serão ofertados serviços diversos, desde consultas (priorizando urgências e emergências), até cirurgias, passando ainda por exames e tratamento ambulatorial. Colocando estes serviços em números, a meta é que o Hospital Veterinário efetue mais de três mil procedimentos por mês, incluindo ainda diagnósticos por imagem, 50 cirurgias e mais de 500 consultas. Serão atendimentos, evidentemente, gratuitos, sobretudo para os tutores que não têm acesso à assistência privada na área médico-veterinária.
“Vamos entregar a Natal mais um equipamento transformador para a nossa cidade. Um equipamento público que vai cuidar não apenas da saúde animal, mas também da boa condição sanitária dos natalenses. À Prefeitura, caberá custear o serviço que for efetivamente realizado. O que importa é que nossa cidade passa a dispor de uma unidade hospitalar veterinária própria. Um equipamento moderno que vai atender aos animais da nossa cidade com decência, dignidade e respeito, assim como prestar um serviço de alta relevância aos seus tutores”, disse Álvaro.
Álvaro Dias destacou ainda a localização da unidade. “Por uma questão estratégica, o nosso primeiro Hospital Veterinário vai operar no Centro Histórico. É mais uma contribuição que damos para valorizar e ajudar a dar uma nova vida à região onde Natal nasceu. Ela se soma a ações como a completa requalificação da Pedra do Rosário, do Beco da Lama, do Espaço Cultural Ruy Pereira, da reurbanização da rua João Pessoa, da avenida Rio Branco e das fachadas de prédios históricos da Ribeira. A localização é também benéfica para o público do Hospital Veterinário, por ser bem atendida pelo transporte público e, dessa forma, ser um ponto central para tutores de todas as regiões da cidade”, ressaltou.
De acordo com a Prefeitura, o hospital funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo cães e gatos e oferecendo serviços como exames laboratoriais e cirurgias. A unidade será uma composta por cinco médicos veterinários, além de 2 assistentes administrativos, 3 auxiliares de serviços gerais, 3 auxiliares veterinários, 2 recepcionistas, 1 técnico de radiologia e 1 técnico de esterilização.
Uma conquista para o serviço veterinário de Natal
Defensor da causa animal, o vereador Robson Carvalho comemora a conquista. “O hospital é um marco na nossa cidade, trazendo atendimento gratuito e de qualidade para cães e gatos. Essa é uma luta antiga do nosso mandato. Visitamos diversas capitais, como João Pessoa, Brasília e Salvador, para conhecer o funcionamento desses hospitais e trazer essa expertise para o de Natal. Essa é uma luta nossa! Visitei hospitais veterinários pelo Brasil e trabalhei com muita dedicação para que esse sonho se tornasse realidade! O hospital público veterinário só foi possível graças a um recurso destinado pelo nosso futuro prefeito Paulinho Freire e que contou com a execução do Prefeito Álvaro Dias”, afirmou.
O parlamentar também falou sobre a importância deste equipamento para a cidade. “Nós poderemos ajudar não só os animais de rua, mas também aqueles cujos donos não têm condições de arcar com os custos em hospitais privados. Além disso, também será fundamental para as castrações que visam reduzir a quantidade de animais de rua”, pontua.
O novo hospital vai atender uma demanda reprimida ao segmento no Rio Grande do Norte. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas apontam que mais de 416 mil domicílios potiguares têm pelo menos um cão ou gato.
Especialistas apontam que a falta de um serviço gratuito é o principal entrave para que os tutores consigam garantir a assistência necessária aos seus pets. Além disso, os altos custos de tratamentos, remédios e até internação acabam contribuindo para que mais animais sejam colocados em situação de abandono.
O hospital visa suprir a demanda por serviços veterinários acessíveis à população, promovendo a realização de consultas (priorizando urgências e emergências), exames, tratamento ambulatorial e cirurgias, sendo inicialmente firmada pelo período de doze meses, podendo ser prorrogada de acordo com a disponibilidade operacional.