Treinadores da UFRN levam time brasileiro de Handebol até o ouro

 

O time brasileiro de beach handebol universitário, preparado por dois treinadores da UFRN, destacou-se ao levar ouro na primeira edição do FISU World University Championship Beach Sports (Campeonato Mundial Universitário de Praia em português) que foi realizado no Rio de Janeiro no último dia 10 de setembro.  A vitória veio pelo shootout, como é chamado o desempate da modalidade. A seleção, que possui 10 jogadores, contou também com a participação de atletas da UFRN.

Promovido pela Federação Internacional de Esporte Universitário e organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, a competição reuniu aproximadamente três mil esportistas representando 35 países nas modalidades vôlei de praia, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, beach handball e surf. A seleção brasileira de handebol foi composta por dez jogadores de diversificadas localidades do Brasil, sendo cinco do Rio de Janeiro, dois do Rio Grande do Norte, um da Paraíba, um do Paraná e um de Roraima.

Dois atletas e dois técnicos potiguares fazem parte do time brasileiro de beach handebol universitário. Fotos: Célio Júnior

 

A escolha dos técnicos neste campeonato foi realizada em conjunto com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), baseada nos resultados obtidos pelas equipes líderes de beach handebol nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), no ano de 2023. O coordenador de Esportes do Departamento de Educação Física, Alexandre Bulhões comentou que “essa é a primeira vez que treinadores do Estado são escolhidos para comandar a seleção brasileira de beach handebol, fruto da dedicação e do trabalho de ambos”.

O técnico Bruno Raboud está à frente de times universitários desde 2017, com a primeira participação da UFRN no JUBs. Desde então, vem acumulando conquistas, incluindo  o título de campeão em 2023. Para o treinador, essa conquista no primeiro campeonato internacional universitário é uma marca na história do nome de todos os 10 atletas e da comissão. “Isso é uma coisa que ninguém vai conseguir tirar da gente”, disse Raboud.

O treinador auxiliar, Bruno Henrique, trabalha desde 2012 como treinador de handebol da UFRN. Em 2023, foi treinador da equipe de beach handebol feminina da universidade, que foram campeãs no JUBs. Para ele a oportunidade de estar a frente de uma seleção já é um sonho, assim como o de qualquer treinador, mas estar a frente do seu país de origem é ainda mais satisfatório. “Foi um momento ímpar e de quebra fomos coroados com o título mundial. Entramos para a história como os primeiros”, celebrou Henrique.

O handebol de areia é um esporte dinâmico e divertido que tem conquistado cada vez mais adeptos.

 

Sobre o esporte: 

O handebol de praia é um esporte dinâmico que se distancia um pouco do handebol de quadra. Na disputa, entram em campo três jogadores e um goleiro. As partidas são divididas em dois sets de 10 minutos. Cada período tem a sua contagem separada de gols e o vencedor de um tempo soma um ponto. Em caso de empate, as partidas são decididas por uma disputa de arremessos ao gol, quando o jogador enfrenta o goleiro um a um, como no futebol, chamado de shootout.

Informações da AGECOM/UFRN

 

Deixe um comentário