Em meio ao atual processo eleitoral, estão surgindo casos de mulheres vítimas da chamada violência política de gênero. Quem chamou a atenção para o problema foi a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), durante pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (05) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Segundo Cristiane, a violência política de gênero é toda agressão física, psicológica, econômica, simbólica ou sexual que visa impedir ou restringir o acesso da mulher as funções públicas e direitos políticos. “Infelizmente todos os dias nós recebemos notícias desses acontecimentos em todos os cantos do RN, em vários municípios”, lamentou a parlamentar.
A deputada enfatizou que já existe Lei em vigor no país que estabelece a prática como crime. Atual procuradora especial da mulher da ALRN, Cristiane Dantas ressaltou também a importância da presença de mais mulheres na política. “Nossa orientação é que essas mulheres procurem denunciar, defendam seus direitos e sejam a diferença na política séria, limpa. Muitas mulheres estão sendo enganadas por partidos que não estão repassando os recursos do fundo partidário e isso precisa ser denunciado”, finalizou.