A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço realizado entre os dias 3 a 7 de setembro deste ano foram registrados 27 acidentes nas rodovias federais do estado, com 28 feridos e 5 mortes. Com isso, a imprudência por parte de alguns motoristas marcaram o feriado da Independência no Rio Grande do Norte. Além disso, foram 1.538 autuações, sendo 174 só de ultrapassagens proibidas e 162 de motoristas ou passageiros sem o devido uso do cinto de segurança. Foram registradas ainda 18 autuações para motociclistas que estavam sem o capacete.
As ações de fiscalização buscaram evitar infrações graves e foram direcionadas, principalmente, a locais de maior incidência de acidentes. Em cinco dias, foram realizados 716 testes de bafômetros, sendo 36 motoristas autuados por dirigir sob influência de álcool e quatro pessoas presas.
As ações de combate ao crime resultaram na recuperação de quatro veículos com registro de roubo/furto e três que estavam adulterados. De acordo com a PRF, 20 pessoas ainda foram presas por diversos crimes, sendo oito por crimes de trânsito, dois por uso de documento falso e dez por outros delitos.