Os 190 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) serão celebrados na próxima terça-feira (9), às 15h30, no Memorial do Legislativo Potiguar, num evento que vai resgatar a trajetória da Casa por meio da história, da cultura e da arquitetura.
O evento será uma edição comemorativa do projeto “Memória Potiguar”, com o tema “Sedes do Parlamento”, dedicado a revisitar a história do Rio Grande do Norte a partir das sedes que acolheram a ALRN ao longo dos séculos. Trata-se de uma roda de conversa composta pelos ex-presidentes Nelson Freire, Álvaro Dias e Ezequiel Ferreira de Souza, além do ex-deputado estadual Valério Mesquita.
Ao longo de sua existência, a Assembleia já funcionou em prédios emblemáticos, como a Catedral Antiga, o Palácio Potengi (atual sede da Pinacoteca do Estado) e o Teatro Alberto Maranhão. A iniciativa integra as celebrações do aniversário da Casa, destacando a relevância cultural desses espaços.
Na ocasião, o Legislativo também fará o relançamento do livro “Uma história da Assembleia Legislativa do RN”, de Luís da Câmara Cascudo, que, além de historiador, escritor, antropólogo e folclorista, também foi deputado estadual.
O encontro contará ainda com uma explanação inicial do professor Yuri Simonini, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN), que falará sobre a relação das sedes do Legislativo com a história do Rio Grande do Norte, e será mediado pelo jornalista e servidor da ALRN, Octávio Santiago.



