Lula assina decreto de GLO para Forças Armadas atuarem na segurança no Pará durante a COP30

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para os municípios de Belém, Altamira e Tucuruí (PA). A medida, solicitada pelo governador Helder Barbalho (MDB), será válida de 2 a 23 de novembro.

Operação integrará quase 20 mil agentes de segurança

  • 7 mil militares das Forças Armadas,

  • 2.500 policiais Federal e Rodoviária Federal,

  • e 10 mil agentes das forças estaduais e municipais.

O monitoramento será feito em tempo real pelo Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR) e pela Central de Escolta, sediados na Secretaria de Segurança Pública do Pará.

Objetivo é proteger estruturas e eventos da COP30

Segundo o governo estadual, a medida não tem relação com a operação no Rio de Janeiro, mas com os preparativos para a COP30 e a Cúpula de Líderes, que acontecerão em Belém e devem reunir mais de 50 chefes de Estado e 140 delegações estrangeiras.

Altamira e Tucuruí foram incluídas por abrigarem infraestruturas críticas, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos e estações de tratamento de água.

Ação segue modelo de outras GLOs

O Planalto informou que a operação segue o mesmo padrão das GLOs realizadas durante o G20 e a reunião dos BRICS no Rio de Janeiro.

As Forças Armadas atuarão junto às polícias federais e estaduais para garantir a segurança das delegações internacionais e manter a ordem pública durante os eventos.

Deixe um comentário

Rolar para cima