Um flashmob promovido pela Prefeitura do Natal animou os clientes que estavam no Midway Mall na tarde desta quinta-feira (23). A ação reuniu a Banda Sinfônica e o Ballet Municipal, que apresentaram números artísticos pelos corredores do shopping com o propósito de levar arte onde o público está.
A iniciativa faz parte da proposta da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte) de promover apresentações artísticas em espaços públicos e de grande circulação. “Queremos levar a arte para o espaço público, surpreender, encantar as pessoas e gerar curiosidade sobre os grupos culturais mantidos pela Prefeitura do Natal”, afirmou a secretária de Cultura, Iracy Azevedo.
Segundo ela, o objetivo também é ampliar a visibilidade das manifestações culturais do município, especialmente da Banda Sinfônica e do Ballet Municipal, formados por artistas de alto nível e com acesso gratuito à população.

O flashmob teve início na praça de alimentação, quando bailarinas “à paisana” começaram a coreografia e chamaram a atenção do público. Em seguida, acompanhadas dos músicos da Sinfônica, desceram as escadas ao som de Jingle Bell Jazz até o centro principal do shopping, na entrada da Avenida Nevaldo Rocha, onde o grupo apresentou White Christmas, I Dreamed a Dream, Linda Baby e Asa Branca. O público se reuniu ao redor do concerto e nas sacadas dos três andares do Midway, aplaudindo o espetáculo.
O diretor da Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta, Dimas Carlos, destacou a importância da ação para aproximar os grupos artísticos do público. “Temos uma escola de ballet que, este ano, completa 51 anos, e muito natalense nunca viu uma apresentação. Essa é uma maneira de levarmos os produtos culturais do município à população. Precisamos ser vistos e precisamos servir, porque é o natalense que paga a manutenção do balé e da Sinfônica. É bom para o público e para nós, que saímos da rotina de ensaios para a prática”, comentou.
Iracy Azevedo ressaltou ainda o papel das apresentações como estímulo à valorização das expressões artísticas locais. “A Banda Sinfônica de Natal permaneceu inativa por vários anos e tem retomado suas apresentações com essa nova proposta de aproximação com o público. O grupo é formado por músicos reconhecidos no cenário artístico, e o Ballet Municipal tem papel fundamental na formação e difusão da dança na cidade”, disse.
O advogado Daniel Medeiros, que acompanhava a ação, aprovou a iniciativa. “Muito bom. Chamei sobrinhos, minha mãe, para assistirmos juntos. Nos proporcionou um momento bonito em família.”
O aposentado Dimas Medeiros também elogiou: “Espero que se repita, pelo menos nesse período natalino”.
O Ballet Municipal ainda fará apresentações no Teatro Alberto Maranhão (espetáculo oficial anual), na Árvore de Mirassol, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica) e no Ginásio Nélio Dias.
As inscrições para a seletiva da Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta serão abertas em 15 de dezembro, na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), por ordem de chegada.
Fotos: Magnus Nascimento/Secom




