Trump cancela reunião com Putin e sanciona empresas russas de petróleo

O governo de Donald Trump nos Estados Unidos impôs sanções nesta quarta-feira, 22, às duas maiores companhias russas de petróleo, Rosneft e Lukoil. Foi a primeira vez que a gestão do republicano sancionou empresas russas. A medida reforça a pressão de Trump sobre Vladimir Putin para negociar o fim da guerra na Ucrânia.

“Agora é hora de parar a matança e de um cessar-fogo imediato”, disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, no comunicado em que anunciou as sanções contra a Rússia. “Diante da recusa do presidente Putin em encerrar esta guerra sem sentido, o Tesouro está sancionando as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia que financiam a máquina de guerra do Kremlin.”

Segundo Bessent, os EUA podem “tomar novas medidas, se necessário, para apoiar o esforço do presidente Trump de encerrar mais uma guerra. Incentivamos nossos aliados a se unirem a nós e aderirem a essas sanções”.

Rosneft e Lukoil já haviam sido alvos de sanções do governo britânico na semana passada. Já a União Europeia havia sancionado a estatal Rosneft.

Crítica de Trump
Trump, se reuniu no Salão Oval com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, nesta quarta-feira. Durante a conversa, ele confirmou que havia cancelado uma cúpula planejada com Putin. “Cancelamos a reunião com o presidente Putin”, disse Trump. “Não me pareceu certo. Não senti que chegaríamos ao ponto onde precisamos chegar, então cancelei. Mas faremos isso no futuro.”

VEJA

Deixe um comentário

Rolar para cima