Fotos: Lyon Santos /Secom
O município do Natal teve sua proposta aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e será a primeira capital nordestina a possuir uma Cuidoteca.
De acordo com o resultado preliminar do Edital de Chamamento Público nº 19/2025, voltado à implantação de unidades de Cuidoteca nas capitais brasileiras, Natal conquistou a segunda melhor nota do Brasil, com 8,5 pontos, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, que obteve 10,0 pontos.
A primeira Cuidoteca de Natal será implantada na Vila de Ponta Negra, espaço que será estruturado para oferecer um ambiente acolhedor voltado à promoção do cuidado e da convivência comunitária, com foco em famílias, cuidadores e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, elogiou a excelência do trabalho realizado pela gestão municipal no amparo social. “Será mais um equipamento voltado ao cuidado e à assistência social às pessoas mais necessitadas. Temos construído uma gestão com uma rede ampla de serviços prestados, seja no âmbito da segurança alimentar, seja na empregabilidade ou na capacitação profissional. Queremos uma população pronta e saudável para buscar seu lugar na sociedade ou amparada por ela”, disse o prefeito.
A proposta técnica da Cuidoteca foi elaborada pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) através do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que será a responsável pela execução e gestão da nova unidade.
Para o secretário municipal de Planejamento, Vagner Araújo, o resultado reflete o trabalho técnico integrado entre as equipes da Sempla e da Semtas, confirmando a prioridade da gestão municipal em políticas públicas inovadoras e voltadas ao cuidado das pessoas.
“Natal tem se destacado nacionalmente na elaboração de projetos qualificados e tecnicamente consistentes. A aprovação dessa proposta é mais uma demonstração da capacidade técnica das nossas equipes e do compromisso da Prefeitura com o bem-estar social e o fortalecimento da rede de cuidados”, concluiu o secretário.
Com o resultado preliminar divulgado, o município aguarda agora a publicação da homologação final pelo MDS para iniciar as próximas etapas que incluem a formalização do convênio e o início do processo de implantação da unidade.