Subsecretário dos EUA chama condenação de Bolsonaro de “censura”

O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, fez uma publicação na rede social X, nesta sexta-feira (12), afirmando que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), representa “um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes”.

“Esta decisão representa um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes, violador de direitos humanos sancionado, contra Bolsonaro e seus apoiadores”, escreveu Beattie.

O funcionário do governo Trump já havia direcionado uma mensagem ao ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal), em meio ao julgamento de Bolsonaro, afirmando que os EUA continuarão a “tomar as medidas cabíveis”.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF, uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão pelo plano de golpe de Estado.

O ex-presidente e outros sete réus foram considerados culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União (com exceção de Ramagem) e deterioração de patrimônio tombado (também com exceção de Ramagem).

CNN

Deixe um comentário

Rolar para cima