ABC acerta retorno do executivo de futebol Gustavo Cartaxo para 2026

Gustavo Cartaxo está de volta ao ABC. O clube acertou o retorno do dirigente para ocupar o cargo de executivo de futebol e será responsável pela montagem do elenco para a temporada de 2026, ano que o alvinegro vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE confirmou a informação com fontes ligadas ao clube nesta sexta-feira (5).

 

Cartaxo assume o cargo que estava vago desde a saída de Agnello Gonçalves, demitido no dia 17 de agosto, faltando duas rodadas para o término da primeira fase da Série C. O nome do executivo era um dos cotados pelo clube, conforme revelado pelo presidente Eduardo Machado, na última segunda-feira (1º).

 

“É um dos nomes que estamos conversando sim. É um profissional que conhece a casa, que já teve experiência na divisão que vamos disputar”, destacou Machado durante coletiva concedida à imprensa no auditório do clube.

 

Será a segunda passagem de Cartaxo no comando do futebol, onde esteve à frente entre os anos de 2020 e 2023. Neste período, participou do processo de montagem dos elencos que conquistaram os acessos da Série D à Série B do Brasileiro, durante a gestão do ex-presidente Bira Marques.

 

Ele também chegou a quatro finais do Campeonato Potiguar, sendo campeão em duas oportunidades (2021 e 2022). Já na Copa do Brasil chegou às oitavas de final em 2021, após eliminar Botafogo e Chapecoense, e a terceira fase em 2023, tirando o Vasco em pleno São Januário, na disputa por pênaltis.

 

Após deixar o alvinegro em 2023, Cartaxo acertou o Náutico para ser o novo executivo de futebol do clube na reta final da Série C do Brasileiro. No entanto, a passagem foi curta – durando somente dois meses. Em setembro, foi anunciado pelo Capital, onde deixou o cargo recentemente após duas temporadas.

 

No período que esteve no clube candango, Gustavo chegou a duas finais do Campeonato Brasiliense, acumulando dois vices, para Ceilândia e Gama. Sob o comando do futebol, a equipe também chegou a terceira fase da Copa do Brasil deste ano, caindo para o Botafogo após perder no agregado por 4 a 1.

 

Com a definição do nome de Gustavo Cartaxo para o cargo de executivo, os próximos passos da diretoria do ABC será a definição dos outros nomes que vão compor a pasta do futebol. O clube pretende anunciar o diretor executivo, gerente de futebol e retomar o cargo de vice-presidente de futebol.

 

Deu na Tribuna do Norte

Deixe um comentário

Rolar para cima