Foto: Reprodução
Na semana em que deve haver a validação do tarifaço de 50% em cima de produtos brasileiros, imposto pelos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu que o mandatário Donald Trump “reflita a importância do Brasil”.
Para o presidente brasileiro, a imposição de tarifas é culpa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA desde março, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Isso é o filho do coisa e o coisa que tá pedindo pra fazer”, disse o petista referindo-se a Eduardo e Jair.
“Os caras faziam campanha embrulhados na bandeira nacional, ‘Brasil acima de tudo, acima de tudo’ e agora ele vai para a desfaçatez ‘Brasil acima de tudo’, mas antes os Estados Unidos. É uma falta de vergonha, falta de caráter, de patriotismo”, declarou o presidente Lula.
Esta semana é decisiva para o Brasil tentar negociar com os EUA a taxa de 50% anunciada por Trump no dia 9 de julho. Segundo o norte-americano, as medidas vão entrar em vigor no dia 1º de agosto, ou seja, daqui a quatro dias.
Até o momento, a tentativa de negociação, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), não trouxe resultado. Na semana passada, ele disse que conversou por 50 minutos com o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick.
No domingo (27), Howard Lutnick confirmou que as tarifas vão começar em 1º de agosto, sem prorrogações.
Deu na CNN Brasil