O Idema emitiu o boletim da balneabilidade nº 30 nessa sexta-feira (25). Dos 33 trechos de praias e rios analisados, apenas dois foram considerados impróprios para banho. Um deles fica na praia de Areia Preta, na altura da escadaria de Mãe Luiza, em Natal. Esse mesmo ponto é contraindicado para banhistas há 25 semanas. O outro trecho impróprio é a foz do rio Pirangi, em Nísia Floresta.
O monitoramento dos trechos é feito semanalmente e faz parte do programa Água Azul. A última vez que o trecho da praia de Areia Preta esteve próprio para banho foi no fim de janeiro, conforme o boletim da balneabilidade nº 5.
A coleta das amostras de água nos 33 trechos monitorados para a pesquisa foi feita na última quinta-feira (24). A partir dela, uma base de dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas determinadas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), e faz parte do Programa Água Azul.
As informações dos Boletins da Balneabilidade são divulgadas, semanalmente, no site institucional do Idema e no aplicativo nacional Praia Limpa.
Deu no Tribuna do Norte