Policiais envolvidos em ação que deixou dois mortos em Natal são afastados; família diz que jovem estava rendido e desarmado

Foto:Divulgação

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte confirmou na manhã desta segunda-feira (21) que afastou preventivamente os policiais envolvidos em uma ação que culminou na morte de dois suspeitos de tráfico de drogas em Mãe Luiza, Zona Leste de Natal, na última sexta-feira (18).

Segundo o Comando da PM, ao todo seis policiais militares foram afastados das funções.

Familiares de um dos suspeitos contestaram a primeira versão da polícia, de que houve um confronto, e alegam que o jovem de 18 anos estava rendido e desarmado quando foi baleado.

Um vídeo que registrou parte da ação policial mostra um homem sentado na calçada, com as mãos levantadas. Em seguida, um policial aponta a arma contra ele e é possível ouvir um som como de tiro.

Em nota, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) informou que, “após tomar conhecimento das imagens no último sábado (19), instaurou um procedimento e afastou preventivamente os policiais envolvidos na ação”.

Ainda de acordo com a PM, além do Inquérito Policial Militar aberto na corporação, outro inquérito é conduzido pela Polícia Civil.

Segundo a PC, o caso é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Versão da família

 

Um dos familiares de Adson Wyohanderson Rodrigues de Souza, de 18 anos, que concedeu entrevista com a condição de não ser identificado, relatou que o jovem estava na praia e voltava para casa no momento da ocorrência policial.

“Ele tinha avisado para a mãe dele que estava na praia e vinha subindo quando foi abordado por essa equipe do primeiro batalhão. Dizem que estavam numa operação. Logo em seguida, os populares lá relataram que ele já estava rendido, como tem a filmagem. Não encontraram nada com o garoto, não tem passagem pela polícia. Então, eu acho que o dever da polícia é servir e proteger, não pegar e matar”, afirmou o familiar.

“Tem um vídeo aí que foi claramente uma execução. Eu espero justiça. Isso vem acontecendo frequentemente dentro das comunidades”, afirmou o familiar.

Versão da polícia

 

Segundo a versão divulgada pela PM no dia da ação, houve um confronto quando policiais abordaram um grupo em uma escadaria do bairro.

A PM informou que dois suspeitos foram feridos e levados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade. Outros quatro suspeitos conseguiram fugir.

Ainda de acordo com a PM, com os suspeitos, os policiais apreenderam armas e munições, além de drogas, balanças e sacos plásticos que seriam usados para embalar os entorpecentes.

Segundo a PM, o local é um ponto conhecido de venda de drogas. A corporação informou que um dos mortos era foragido da Justiça e que costumava postar fotos em redes sociais segurando armas de fogo.

Deu no G1-RN

Deixe um comentário

Rolar para cima