Foto: Breno Esaki/Metrópoles
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou nesta quinta-feira (17) a carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), classificando-a como uma “chantagem que estão fazendo contra o Brasil“.
Gleisi afirmou no X que Trump exige que o país abra mão da sua soberania, do sistema jurídico e das leis para suspender as tarifas impostas recentemente –que entrarão em vigor em 1º de agosto.
O governo norte-americano elevou para 50% as tarifas sobre produtos brasileiros em retaliação à investigação contra Bolsonaro, que é alvo no STF por suposta tentativa de golpe de Estado.
A carta de Trump também publicada nesta quinta-feira (17) defende Bolsonaro e pede que o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) seja encerrado imediatamente. Trump acusa o sistema judicial brasileiro de perseguição política.
Essa é a 6ª vez que Trump se manifesta publicamente em defesa de Bolsonaro durante o processo judicial no Brasil, aumentando a tensão diplomática entre os 2 países.
Ainda nesta 5ª feira (17.jul) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou pronunciamento à nação e reagiu ao “tarifaço” americano.
O petista declarou que o governo brasileiro teve mais de 10 reuniões para negociação com os EUA e chamou quem defende a decisão norte-americana de “traidores da pátria”.
Deu no Poder 360