PGR: Gonet finaliza parecer em que deve pedir condenação de Bolsonaro

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, entregará nos próximos dias o parecer em que deverá pedir a condenação do Jair Bolsonaro (PL) e aliados na ação penal 2.668, que investiga suposta trama golpista para manter o ex-presidente no poder.

O prazo para Gonet apresentar as alegações finais no processo se encerra neste sábado (12/7), mas, por cair no fim de semana, prorroga-se a entrega para segunda-feira (14/7).

Gonet irá expor os fatos finais do caso, incluindo provas e fundamentos jurídicos, para pedir a condenação do núcleo ligado ao ex-presidente. Caso entenda ser pertinente, o procurador também pode pedir a absolvição de algum réu — hipótese considerada remota.

Após a apresentação das alegações finais por Gonet, começa a contar o prazo para a manifestação da defesa do ex-ajudante de ordens e delator do caso, Mauro Cid. Na sequência, após os 15 dias concedidos a Cid, abre-se o prazo conjunto para as demais defesas, entre elas a de Bolsonaro.

O julgamento do ex-presidente e aliados pode ocorrer entre agosto e setembro. Considerando a soma de todos os prazos, a previsão é de que todas as alegações estejam concluídas até 11 de agosto. Como os prazos não são suspensos durante o recesso do Judiciário em julho, a contagem segue normalmente.O processo é de relatoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.Além de Bolsonaro, sete integrantes da alta cúpula do governo dele são réus por suposta tentativa de golpe de Estado. A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) também envolve outros investigados, divididos em mais cinco núcleos.

Antes da fase de alegações finais, os réus prestaram depoimento à Primeira Turma do STF, negando participação em qualquer articulação golpista e rebatendo as acusações feitas pela PGR.

Deu no Metrópoles

Deixe um comentário

Rolar para cima