Mercosul: Lula pede cooperação para coibir “multinacionais do crime”

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES

Buenos Aires – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elencou, nesta quinta-feira (3/7), prioridades e desafios do novo mandato do Brasil no comando do Mercosul. Entre elas, está a cooperação entre países para enfrentar o crime organizado que atravessa fronteiras.

Lula participa nesta quinta da 66ª Cúpula de chefes de Estado do Mercosul, em Buenos Aires, onde assume a presidência do bloco.

 

“Grupos criminosos colocam em xeque a autoridade do Estado, disseminando violência, corrupção e destruição ambiental. Não venceremos essas verdadeiras multinacionais do crime sem atuar de forma coordenada“, discursou o presidente brasileiro.

 

O chefe do Planalto defendeu o investimento em inteligência, o combate ao tráfico de armas e “asfixiar os recursos que financiam a indústria do crime”.

 

“O Brasil vai mobilizar o Mercosul ampliado para aprimorar e aprofundar essa colaboração”, garantiu Lula.

Além do combate ao crime organizado transfronteiriço, o presidente brasileiro também colocou outras prioridades. São elas: o fortalecimento do comércio entre países; o combate à mudança do clima e promoção da transição energética; o desenvolvimento tecnológico; e a promoção dos direitos do cidadão.

 

O Brasil exerce a presidência rotativa do Mercosul até dezembro deste ano.

Deu no ‘Metrópoles’ 

Deixe um comentário

Rolar para cima