A Câmara Municipal de Natal aprovou, por unanimidade nesta quinta-feira (26), o projeto de lei que vai permitir parcerias público-privadas para o “naming right” de paradas de ônibus. Isso significa que, por meio de parcerias, uma empresa poderá adotar, reformar e manter uma parada de ônibus, utilizando o espaço ali para divulgar sua marca. O dinheiro que a prefeitura arrecadar com isso, vai ajudar a custear o transporte público, evitando aumentos da passagem.
A estratégia de “naming right”, ou direitos de nome, é comum entre empresas, que compram ou alugam o nome de algum estabelecimento ou local específico como vitrine para produtos. A estratégia é muito utilizada, por exemplo, com estádios de futebol, mas agora estará também relacionada aos pontos de ônibus em Natal.
O projeto é de autoria do vereador Leo Souza (Republicanos) e visa financiar a tarifa da passagem de ônibus com o valor investido pelas empresas. Nas redes sociais, o vereador comemorou o seu primeiro projeto de lei aprovado na câmara: “O projeto aprovado prevê as naming rights para as paradas de ônibus e isso vai significar, em um curto período de espaço, que a gente possa trazer dinheiro novo para subsidiar o transporte coletivo urbano aqui de Natal. Um transporte que a gente sabe, a conta não fecha, e a gente precisa de ideias criativas para atrair dinheiro.”
Deu na ‘Tribuna Do Norte’