Foto: Alex Régis
O turismo internacional no Rio Grande do Norte registrou um crescimento de 40% entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal, o estado recebeu 13.873 turistas estrangeiros, frente aos 9.910 visitantes contabilizados nos primeiros cinco meses de 2024. De acordo com representantes do setor, o desempenho coloca o RN em sintonia com a tendência de crescimento observada em todo o Nordeste e no Brasil, além de reforçar a importância da promoção do destino potiguar em mercados internacionais.
O resultado acompanha o bom momento do turismo no País, que recebeu 4.887.229 turistas internacionais até maio, o equivalente a 70% da meta estipulada no Plano Nacional de Turismo para 2025. No Nordeste, a Bahia liderou o crescimento absoluto, com 91.624 turistas estrangeiros e um salto de 62,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte completam a lista dos estados com maior variação percentual positiva, todos com alta acima de 40%.
O presidente da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-RN, George Costa, atribui o avanço à retomada plena do setor após a pandemia. “O turismo internacional levou um baque muito grande na pandemia e foi o último a voltar, inclusive depois do turismo de eventos, porque existiu naturalmente uma separação dos países, e regras diferentes em cada lugar, mas de 2023 para cá vem crescendo de forma exponencial. A gente vem acompanhando esse crescimento e a gente já chegou ao período pré-pandemia. Vale pontuar que o crescimento específico e mais forte foi do mercado argentino”, aponta.
George Costa destacou que o aumento de voos entre Natal e Buenos Aires foi decisivo. “Um grande diferencial que aconteceu esse ano foi o acréscimo na quantidade de voos para Buenos Aires. Esse é um trabalho muito forte que o Governo do Estado fez junto à Gol e a gente reconhece que essa conectividade, além de trazer, naturalmente, voos diretos, que facilitam a vinda para cá, amplia a própria promoção do Estado e da cidade naquele destino”, complementa o empresário.
Outro ponto destacado por George Costa é o perfil diferenciado do turista estrangeiro, com maior poder aquisitivo e permanência prolongada nos destinos. “O turismo internacional tem uma vantagem óbvia em relação aos outros: é o poder aquisitivo maior; o gasto é maior. Naturalmente, você está importando, exportando serviços, como a gente chama, importando dinheiro novo que não está circulando no país. E o Rio Grande do Norte está extremamente preparado com equipamentos, com melhorias estruturais de Natal e das cidades circunvizinhas e está aproveitando essa melhor conectividade”.
Para o diretor-presidente da Emprotur-RN, Raoni Fernandes, o crescimento do turismo internacional no RN está alinhado com uma estratégia de diversificação de produtos turísticos e de interiorização do setor. “O crescimento do Rio Grande do Norte no Turismo Internacional em consonância com o crescimento do Brasil é importante porque mostra que nós estamos no caminho certo, em diálogo com o governo federal para a gente atingir os números necessários de turismo internacional em âmbito Brasil para esse ano”.
Raoni ressalta ainda que o turista estrangeiro tem maior interesse em experiências culturais e gastronômicas, o que favorece destinos fora do litoral. “A gente tem no turismo internacional um perfil que nos interessa do ponto de vista de ser um turista que está mais disposto a diversificar a sua experiência. O que isso quer dizer? Por mais que ele acesse o Rio Grande do Norte, por ter visto praia, sol, mar, ele está mais disposto a conhecer também a nossa gastronomia, a nossa cultura. Então é aí onde entra a oportunidade, por exemplo, de interiorizar o produto, mostrar para ele o Geoparque Seridó, as cavernas de Felipe Guerra”, comenta.
A valorização de atrativos menos explorados faz parte do plano de interiorização do turismo promovido pelo Governo do Estado, em parceria com instituições como o Sebrae, a Fecomércio-RN e a Emprotur. A intenção é ampliar o fluxo turístico e gerar impacto econômico em regiões ainda fora dos roteiros tradicionais.
O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, enfatiza a importância do trabalho coletivo do trade turístico e da promoção internacional como fatores que explicam os resultados obtidos. “Mostra também o trabalho que está sendo feito, tanto com o poder público, como pelas instituições, pela Fecomércio, pelo Senac, a ABIH, todas as instituições do trade que se mobilizam, fazem eventos fora do País, participam de conferências, de outras atividades, convidando as pessoas”, afirma.
Deu na Tribuna do Norte