Assembleia presta homenagem a ABPC e cerimonialistas brasileiros

Foto: Eduardo Maia

Em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e valorização profissional, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta quinta-feira (16), uma sessão solene em homenagem aos 10 anos da Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial (ABPC). A iniciativa foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que foi homenageado pela ABPC e representado na solenidade pela deputada Cristiane Dantas (Solidariedade) e Hermano Morais (PV). Ambos destacaram a importância do trabalho dos cerimonialistas para o bom funcionamento das instituições e a excelência dos eventos no país.

A solenidade reuniu profissionais da área de cerimonial e protocolo, autoridades estaduais, representantes de instituições públicas e privadas, além de familiares e amigos dos homenageados. Ao todo, 14 cerimonialistas receberam a Medalha  Cerimonialista Zuleide Gonçalves Vieira, uma homenagem que relembra o nome da primeira presidente da ABPC.

No requerimento para a realização da solenidade, Ezequiel Ferreira ressaltou o papel fundamental da ABPC na qualificação dos profissionais e na padronização das boas práticas que regem o cerimonial em diferentes esferas da sociedade.

“Homenageamos uma entidade que, ao longo da última década, tem lutado pelo reconhecimento de uma profissão que exige preparo, discrição, conhecimento técnico e sensibilidade. A ABPC representa a força e a união de quem transforma bastidores em excelência”, afirmou o parlamentar.

Durante a cerimônia, o vice-presidente da região Nordeste da ABPC, João Batista, enalteceu o papel do cerimonialista, ressaltou o trabalho realizado pelas pessoas que foram homenageadas. Além deles, Batista também agredeceu pelo papel desempenhado pela Assembleia Legislativa em apoio à atividade, assim como ao Governo do Estado, nas pessoas do presidente Ezequiel Ferreira e da governadora Fátima Bezerra.

Representando os homenageados, Francisco Etelvino Biondo disse que a profissão tem conseguido reconhecimento e que a Assembleia é uma referência no cerimonial, seja o público ou o privado. Para ele, a profissão está caminhando para receber ainda mais importância perante a sociedade.

“Essa atividade é fundamental para nossas instituições. Como nosso amigo João Batista colocou, ainda não somos uma profissão reconhecida, mas estamos próximos disso, se Deus quiser. E o destino me colocou nesta tarde como representante de um grupo seleto do cerimonial brasileiro. É uma honra representar os 14 homenageados, a quem eu rendo minhas homenagens e sei da trajetória de vida de cada um, do esforço, para receber uma homenagem em uma Assembleia tão querida por todo o cerimonial brasileiro”, disse Biondo.

Os deputados Hermano Morais e Cristiane Dantas também ressaltaram a importância dos profissionais. “É muito significativa (a solenidade) não só aos que compõem essa atividade, mas a tantos outros que desfrutam da excelência do trabalho das senhoras e dos senhores. É uma honra para nosso estado sediar esse encontro, reunindo profissionais de todas as regiçoes do país e fazer dessa casa um espaço de gratidão e reconhecimento”, disse Hermano.

“O cerionialista é a alma invisível de uma instituição visível. A capital potiguar acolhe os visitantes com afeto e solenidade, mostrando que o cerimonial aqui também é feito de amor e calor humano. Se a cerimônia é o corpo da solenidade, o cerimonialista é a alma que dá sentido ao gesto, na moldura do tempo, cada palavra tem um lugar e cada profissional aqui presente é guardião da harmonia. Parabéns ABPC, aos homenageados e Zuleide, onde estiver, por ter sido inspiração e luz”, disse Cristiane Dantas.

ABPC 

Fundada há uma década, a ABPC vem promovendo capacitações, fóruns e encontros nacionais, consolidando-se como referência na formação e atualização de cerimonialistas, assessores de eventos e especialistas em protocolo. A associação também é reconhecida por fomentar o networking entre profissionais e empresas, além de ser uma defensora do fortalecimento institucional da categoria.

Na solenidade, foram homenageados Arlinda Araújo de Brito, Elias David Lopes Azulay, Francisco Etelvino Biondo, Gilson Elói Mafuza, João Batista Santana Costa, José de Pádua Martins de Oliveira, José Motta Pires Filho, Marcos Antônio de Oliveira Melo, Maria Cláudia Alves Guimarães, Marcelo Sobrinho Gibertoni, Renato Vilar de Lima, Tereza Roriz, Tereza Cristina Menezes Macedo, Zélia do Nascimento Frederico Neto.

Deixe um comentário

Rolar para cima