Turismo, fraude no INSS e estradas do RN pautam líderes na ALRN

Foto: João Gilberto

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o horário das lideranças foi ocupado pelos deputados Ubaldo Fernandes (PSDB), Gustavo Carvalho (PL) e Coronel Azevedo (PL). Em pauta, o anúncio de voos extras no aeroporto internacional Aluizio Alves, em junho, as fraudes no INSS e obras nas estradas.

Primeiro a se pronunciar, o deputado Ubaldo Fernandes festejou o anúncio de que o aeroporto do RN receberá 32 voos extras em junho, durante as festividades juninas. “Essa ampliação da malha aérea é fruto da atuação das companhias Azul e Gol, que atenderam ao aumento da demanda e estão investindo em ligações estratégicas com destinos nacionais e internacionais”, disse.

Ubaldo citou que a Azul acrescentará 28 voos extras com origem e destino em cidades como Recife, Confins, Campinas e Belém do Pará. E a empresa Gol irá reforçar sua atuação com voos adicionais saindo do Rio de Janeiro e de Buenos Aires. “Irá fortalecer a nossa conexão também com o turismo internacional”, afirmou ele.

Ubaldo destacou que o reforço na malha aérea é um ganho direto para o turismo, a economia e os trabalhadores potiguares, movimentando hotéis, bares, restaurantes, transporte e comércio em geral. O parlamentar, inclusive, promoveu audiências públicas na ALRN para discutir o tema. “Quando o poder público cobra, fiscaliza e propõe, os resultados aparecem. Iremos continuar nessa luta e precisamos transformar conquistas pontuais em avanços permanentes”, afirmou.

As fraudes no INSS, cujo desvio de recursos estimado pela Polícia Federal é de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, foi o tema destacado pelo deputado Gustavo Carvalho, que criticou a postura de parlamentares do RN que não irão assinar a CPMI, na Câmara Federal. “Foi um roubo muito grande na conta dos inativos e é preciso apurar”.

O deputado questionou quem irá arcar com os custos. “Quem vai pagar por isso é o cofre do Brasil? Será restituído com nosso dinheiro ou pelos sindicatos aparelhados?”, indagou Gustavo Carvalho. “Temos que questionar porque aqui temos a voz que o aposentado não tem na sua casa e nossa defesa é dos que foram lesados por esse esquema”, observou.

Finalizando o horário dos líderes, Coronel Azevedo destacou em seu discurso as obras anunciadas pelo governo em relação à incorporação de cinco trechos de rodovias estaduais à malha rodoviária federal. Entre elas a BR-104, que terá 215 quilômetros partindo de Macau e passando por Pendências, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Lajes, Cerro Corá, até a divisa da Paraíba na altura do município de Jaçanã.

O parlamentar irá realizar audiência pública sobre o tema. “Vamos convidar o governo do estado para detalhar como ela será duplicada, se tem acostamento, por onde irá passar e como serão todas as etapas nos municípios afetados, especificando, por exemplo, a faixa de rolamento e o desenho final”, concluiu.

Deixe um comentário

Rolar para cima