Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) abriu nesta quinta-feira (06) processo de contratação de empresa para execução de serviços de limpeza mecanizada e saneamento da faixa de areia da engorda de Ponta Negra, no litoral Sul de Natal. O objetivo é remover rodolitos e outros materiais calcários acumulados na área após o aterro hidráulico da orla da principal praia urbana da capital.
As empresas interessadas podem apresentar propostas de forma eletrônica pelo Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br) entre os dias 7 e 11 de fevereiro de 2025. O valor de referência do contrato é de R$ 72 mil.
A medida faz parte do projeto de engorda da praia, concluído no início deste ano, que adicionou 1,3 milhão de metros cúbicos de areia ao longo de 4,6 km de extensão para reforçar a proteção contra a erosão costeira.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, a remoção dos fragmentos é essencial para a segurança dos usuários e a preservação da nova faixa de areia de Ponta Negra. No termo de referência para a contratação, que é o documento que embasa o procedimento licitatório, a pasta afirma que limpezas manuais têm sido insuficientes, tornando necessária uma solução mecanizada.
“Esses materiais representam risco à segurança de banhistas e trabalhadores, podendo causar lesões e dificultando a acessibilidade, comprometendo o uso do espaço”, traz o documento.
O termos de referência detalha que a limpeza mecanizada da praia deve utilizar uma máquina saneadora para remover resíduos sólidos, matéria orgânica e micro detritos da areia, filtrando e aerando o solo para melhorar a qualidade ambiental. Além disso, o equipamento deve coletar materiais calcários a até 20 cm de profundidade, armazenando-os para destinação adequada.
O serviço será realizado diariamente na área do aterro hidráulico da Praia de Ponta Negra, cobrindo 4,6 km, entre 18h e 5h, com máquina acoplada a trator e operada por profissional qualificado.
Segundo a Semurbm os resíduos coletados através do serviços de limpeza e saneamento da faixa de areia da praia de Ponta Negra deverão ser encaminhados para a estação de transbordo de Cidade Nova, na Zona Oeste da capital, e posteriormente, transportados e dispostos em aterro sanitário
adequado.
Deu no Novo