O último orador inscrito na sessão plenária desta quarta-feira (4) foi o deputado José Dias (PL), que fez uma análise sobre a soberania popular e o papel do voto nas democracias modernas. Segundo o parlamentar, é nas urnas que o povo se manifesta, já que, diferentemente do que ocorria na Grécia antiga, não é possível a participação direta de todos os cidadãos em um Estado de grandes dimensões como o Brasil.
Ao tratar do cenário político, o parlamentar defendeu a necessidade de uma reflexão crítica sobre escolhas feitas no passado. Segundo ele, é preciso reconhecer que o país já “cometeu erros ao eleger representantes ligados à esquerda”, em diferentes momentos da história recente.
O deputado também destacou o potencial do Brasil, que classificou como um dos maiores produtores de alimentos do mundo e uma potência em recursos naturais. Para José Dias, esse cenário exige responsabilidade do eleitor, com escolhas conscientes e comprometidas com o interesse nacional, defendendo que o voto seja usado para evitar a eleição de representantes que, em sua avaliação, não servem ao país.
|