Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou neste domingo (25) que o Brasil não pode se deixar conduzir pelo ódio e defendeu atenção constante contra o antissemitismo. A fala ocorreu durante cerimônia em memória das vítimas do Holocausto, realizada na Sinagoga da Congregação Israelita Paulista, com a presença de autoridades, líderes religiosos e representantes da comunidade judaica.
Em seu discurso, Tarcísio disse que tragédias como o nazismo prosperaram porque sinais claros foram ignorados pelas lideranças da época e alertou que o risco de repetição existe quando há negação histórica e tolerância com discursos de intolerância. Para o governador, honrar as vítimas passa, necessariamente, por impedir que episódios semelhantes voltem a acontecer.
O chefe do Executivo paulista também destacou que São Paulo adotou oficialmente a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) e afirmou que o conceito será aplicado de forma prática no estado, reforçando o compromisso institucional no combate a qualquer forma de discriminação. Ao final, defendeu que a sociedade atue como promotora da paz e da esperança.
Durante o evento, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, afirmou que o PSD já decidiu apoiar Tarcísio “seja qual for a sua candidatura” nas próximas eleições. Segundo Kassab, o partido respeita o tempo do governador para definir seus passos políticos e deve iniciar discussões eleitorais internas a partir de abril.
Com informações do Poder360




