VÍDEO: EUA fazem nova apreensão de petroleiro da Venezuela no Caribe; é o 3º navio confiscado nesta semana

 

Os Estados Unidos apreenderam nesta sexta-feira (9) o petroleiro Olina nas águas do Caribe, perto de Trinidad e Tobago, em mais uma ação contra embarcações ligadas ao petróleo venezuelano sob sanções americanas. Navio é o terceiro a ser confiscado essa semana por ligação com a Venezuela

A operação foi conduzida por forças americanas no âmbito da Operation Southern Spear. Em uma publicação oficial, o comando militar dos EUA afirmou que “não há refúgio seguro para criminosos”, reforçando a repressão ao que chama de atividades ilícitas no Hemisfério Ocidental.

Navio sancionado navegava falsamente sob bandeira de Timor-Leste

O navio, anteriormente sancionado sob o nome Minerva M, navegava com bandeira de Timor-Leste — considerada falsa — e já estava incluído na lista de embarcações sob restrições dos EUA.

Segundo dados de rastreamento marítimo, Olina havia deixado a Venezuela carregado de petróleo e regressava para o país quando foi interceptado, após longa perseguição a navios-tanque vinculados ao transporte de combustível sujeito a sanções americanas.

Quinta apreensão nas últimas semanas

Esta é a quinta apreensão de petroleiros relacionados à Venezuela pelas forças americanas nas últimas semanas, em meio a uma campanha mais ampla de pressão sobre o comércio de petróleo do país sul-americano.

Deixe um comentário

Rolar para cima