Projetos podem ser submetidos até a próxima segunda-feira, 15 de dezembro
A Unimed Natal entra na semana final de inscrições para o Edital Cultural Unimed Natal, uma das principais iniciativas de incentivo à produção artística da cidade. Os proponentes têm até a próxima segunda-feira, 15 de dezembro, para submeter seus projetos no site cultural.unimednatal.com.br.
Realizado por meio da Lei Municipal Djalma Maranhão, o Edital reafirma o compromisso da cooperativa com a valorização da cultura potiguar. Ao longo de mais de uma década, a iniciativa já viabilizou mais de 400 projetos nos mais diversos segmentos, incluindo música, dança, teatro, literatura, cinema, gastronomia, espetáculos infantis e eventos tradicionais como prévias carnavalescas, São João e festejos natalinos.
O diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Márcio Rêgo, reforça que o edital se tornou um instrumento importante para o fortalecimento de iniciativas culturais em Natal. “É muito bom ser reconhecido como o maior incentivador da cultura em Natal. O Edital Cultural nos permite apoiar quem movimenta a cidade com arte, criatividade e identidade. Fortalecer essa rede é uma forma de cuidar das pessoas e do lugar onde vivemos”, afirma.
Responsável pela coordenação do Edital, Filippo Damásio destaca que esta etapa final costuma concentrar grande volume de submissões. “Todos os anos, percebemos o quanto os produtores culturais aguardam essa oportunidade. O Edital Cultural Unimed Natal democratiza o acesso aos recursos e possibilita que projetos de diferentes portes tenham viabilidade. É uma iniciativa que gera impacto real na cadeia produtiva da cultura”, explica.
O resultado da seleção está previsto para janeiro de 2026, com expectativa de aprovação de cerca de 50 projetos, dependendo da renúncia fiscal definida pela Prefeitura do Natal para o próximo ano.
Com a proximidade do encerramento das inscrições, a Unimed Natal reforça a importância de que os proponentes garantam sua participação dentro do prazo e reafirma seu compromisso histórico com o fortalecimento da cultura e da economia criativa no município.




