Foto: Demis Roussos/Secom
O Mercado da Redinha será reaberto para o público durante o período da alta estação, entre os dias 22 de dezembro e 22 de fevereiro. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, na manhã desta quarta-feira (3). A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (Sepae), com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sensur), Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
O secretário titular da Sepae, Arthur Dutra, destacou que a reabertura atende a uma determinação do prefeito Paulinho Freire, com o objetivo de garantir que os permissionários possam trabalhar em um dos períodos mais movimentados do ano.
“Essa ação é fruto de um pedido direto do prefeito Paulinho Freire para que os permissionários do Mercado da Redinha tenham a oportunidade de atuar durante a alta estação. Estamos viabilizando essa reabertura por meio de um esforço integrado de várias secretarias através de estrutura, segurança e condições adequadas para comerciantes e visitantes. É uma iniciativa que fomenta o empreendedorismo local e aquece a economia da região”, relatou o secretário.
Uma das novidades anunciadas é a realização de um acordo de cooperação com o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc e do Senac, que irão oferecer atividades de capacitação e serviços culturais e educativos ao público.
O diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barreto, destacou o papel da parceria. “Firmamos essa cooperação para valorizar e qualificar os permissionários, oferecendo capacitações técnicas e de gestão no Hotel Barreira Roxa, totalmente sem custos. Além disso, o Mercado da Redinha contará com atividades culturais no Palco Sesc e três unidades móveis: a BiblioSesc, para estimular a leitura; o Oceanário, com foco em educação ambiental e cuidado com as águas; e uma unidade de saúde com mais de 20 especialidades. Tudo isso vai proporcionar entretenimento e serviços à população e aos turistas”, explicou.
O secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon, ressaltou que a Setur atuará diretamente com o trade turístico para garantir que o Mercado seja inserido na programação dos passeios durante o verão. “Estamos articulando com o trade para incluir o Mercado nos roteiros turísticos do período. A reabertura fortalece o destino Natal, amplia a oferta de atrativos e valoriza ainda mais a região da Redinha, que é um patrimônio afetivo da cidade”, declarou.
Ainda nesta quarta-feira, será realizada uma reunião de escuta com os permissionários, para discutir os detalhes da reabertura e alinhar as ações que serão implementadas ao longo do período.



