Foto: EVARISTO SA/AFP
O governo federal gastou cerca de meio milhão de reais em anúncios pagos nas redes sociais sobre segurança pública desde a última terça-feira (28) — data da megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes.
Este dinheiro foi pago à Meta, empresa dona de Facebook e Instagram, para mais de dez impulsionamentos de publicações online. Os números constam na Meta Ad Library, ferramenta voltada à transparência sobre anúncios exibidos nas plataformas.
Para levar as postagens a mais pessoas, o governo pagou entre R$ 457 mil e R$ 545 mil até a manhã deste sábado (1º), segundo dados da plataforma de transparência consultados pela CNN. A Meta Ad Library informa um intervalo de despesa das contas com os impulsionamentos.
Ao todo quatro publicações diferentes foram impulsionadas. Uma delas fala em tom crítico sobre a letalidade da operação no Rio e indica que ações territoriais de segurança precisam estar acompanhadas de inteligência. Na sequência, defende a PEC (proposta de emenda à Constituição da Segurança).
Outra explica o que é a PEC, que altera regras sobre a atuação das forças de segurança, reforçando a integração entre órgãos e ampliando competências da União. Uma terceira, fala sobre o projeto de lei Antifacção, de penas mais severas e regras específicas para o isolamento de líderes de facções.
Uma última diz que 30% das operações da PF (Polícia Federal) em 2025 miraram crimes de abuso sexual infantil. A megaoperação no Rio de Janeiro acendeu um embate político sobre segurança pública no Brasil.
A CNN procurou a Secretaria de Comunicação do governo para que comentasse o tema. Até o momento da publicação da reportagem, não houve resposta.
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