FIM DA FARRA: Líder do CV e do crime no Maranhão, Gaspar é preso em SP após anos de impunidade

Foto: Divulgação

Josué Santos da Silva, o “Gaspar”, um dos fundadores do PCM (Primeiro Comando do Maranhão) e líder do Comando Vermelho no Maranhão, finalmente caiu. Preso nesta quinta-feira (30) em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ele estava foragido desde 2022, quando não retornou ao presídio após saída temporária.

Gaspar é ficha pesada: responde a mais de 18 processos por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma e roubo, com penas que somam mais de 40 anos. Mesmo atrás das grades, mantinha o comando sobre o tráfico e presidia o chamado “tribunal do crime” na Cidade Olímpica, área Leste da Grande Ilha do Maranhão, segundo informações da CNN.

A captura foi resultado de operação coordenada pelo DCCO (Departamento de Combate ao Crime Organizado) junto ao SIG, GOE e delegacia de Taboão da Serra. Localizado no bairro Jardim Record, ele será devolvido ao sistema prisional para cumprir o restante da pena.

Gaspar migrou do PCM para o Comando Vermelho após uma aliança entre facções, assumindo posição estratégica e mantendo influência sobre homicídios e tráfico no Maranhão. Sua prisão é um golpe pesado contra o crime organizado no estado e marca o fim de anos de impunidade.

Deixe um comentário

Rolar para cima