Foto:SMS
Neste domingo é celebrado o Dia Mundial da Raiva e, em alusão à data, Natal realizou, neste sábado (27), o Dia D da Campanha Antirrábica. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vinculada ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), a abertura oficial ocorreu na UBS Candelária, e a vacinação foi realizada durante o dia em mais de 90 pontos da cidade, imunizando mais de 5 mil animais.
Sandra Raissa, secretária-adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), esteve presente na abertura oficial e reforçou a importância de os tutores manterem em dia a vacinação dos seus pets. “Campanhas como essas ajudam a reduzir drasticamente os casos de raiva, por isso vacinar cães e gatos é um gesto de amor, que garante a segurança da família, dos vizinhos e dos próprios animais”, afirmou.
Durante a ação, foram registrados 5.031 animais vacinados, sendo 3.339 cães e 1.692 gatos. A meta da campanha é vacinar 89.600 animais — o equivalente a 80% da população estimada de 112 mil, percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde como referência nacional — e, na última semana, o município já havia alcançado a cobertura de 86% da população animal protegida.
O chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Luciano Pereira da Silva, ressaltou que os tutores que ainda não imunizaram seus animais podem procurar os pontos de vacinação. “Hoje foi realizado o Dia D, com postos em todas as regiões, ofertando a vacina antirrábica em mais de 90 locais. O município já atingiu a meta de 80% de animais imunizados, mas convida os tutores que ainda não vacinaram seus pets a procurarem um dos pontos fixos durante a semana e garantirem essa imunização, que é tão importante para os nossos animais e também para proteger a nossa população”, destacou.
A moradora Mauricelia aproveitou a ação para garantir a proteção do seu pet. “Hoje aproveitei o Dia D e vim trazer o Charlie para se vacinar. Convido todos a protegerem seus animais e evitar qualquer problema de saúde que eles possam ter”, disse.
Iniciada em agosto, a campanha segue até o dia 30 e, durante a semana, as equipes realizam a vacinação casa a casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, percorrendo diferentes bairros. A população também pode levar cães e gatos aos postos fixos, que funcionam em cada distrito sanitário, de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h, com exceção da Unidade de Vigilância de Zoonoses, que funciona todos os dias, das 8h às 16h.
Locais fixos de vacinação:
UBS Pajuçara – Rua Maracaí, s/n, Pajuçara.
USF Panatis – Rua Milton Servita Brito, 994, Potengi.
UBS São João – Av. Romualdo Galvão, 891, Tirol.
Policlínica Oeste – Av. Pernambuco, 251 (por trás da UPA da Esperança).
UBS Satélite – Rua das Carnaúbas, Pitimbu.
Unidade de Vigilância de Zoonoses – Av. das Fronteiras, 1526, Conjunto Santa Catarina, Potengi.
Podem receber a vacina antirrábica todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que ainda não tenham sido imunizados em 2025 e não estejam em uso de medicamentos nos últimos 30 dias. A aplicação é gratuita e continua sendo a forma mais segura e eficaz de proteger contra a raiva, doença infecciosa grave cuja letalidade se aproxima de 100%.
A transmissão da raiva ocorre, na maioria das vezes, pelo contato com a saliva de animais doentes, especialmente por meio de mordidas. No entanto, também pode acontecer por meio de arranhões ou quando a saliva contaminada entra em contato com feridas abertas ou mucosas.