Ao lado de Lula e Barroso, Vieira de Mello Filho assume presidência do TST

Foto: TST

O ministro Vieira de Mello Filho assumiu o cargo de presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho) nesta quinta-feira (25). Na mesma sessão, foram empossados os ministros Caputo Bastos, como vice-presidente, e José Roberto Pimenta, como corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

A solenidade teve a presença de várias autoridades, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckimin (PSB) e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, que ficaram ao lado do novo presidente no dispositivo de posse. Além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A sessão solene ainda teve a presença da ministra aposentada do STF Rosa Weber, do ministro eleito como novo presidente do Supremo, Edson Fachin, e da presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia.

Em seu discurso de posse, Vieira de Mello Filho destacou que sua gestão terá como proposta a convergência política em torno de uma pauta social, que vise assegurar a liberdade, a dignidade e o trabalho decente para brasileiras e brasileiros.

“Vim para oferecer voz e ação, me mantendo vinculado ao dever de justiça, à Constituição e ao Direito”, declarou o novo presidente do TST.

A nova gestão será responsável pelo biênio 2025-2027 na direção do Tribunal.

A solenidade também foi marcada pela fala do ministro Aloysio Corrêa da Veiga, antigo presidente do TST, que anunciou a aposentadoria da magistratura.

“Foram 44 anos como juiz, sendo 27 deles como ministro desta Corte. Quando me formei em Direito, em Petrópolis, eu não imaginava que, 51 anos depois, poderia olhar para trás com tamanha felicidade por ter cumprido várias missões ao longo da vida. Foi uma honra e uma grande responsabilidade”, disse.

CNN

Deixe um comentário

Rolar para cima