FOTO: Reprodução
O presidente da França, Emmanuel Macron, teve a passagem barrada nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, enquanto saía da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para que a comitiva de seu homólogo americano, Donald Trump, passasse. A cena inusitada aconteceu na noite de segunda-feira, 22, e foi flagrada pelo portal de notícias francês Brut.
Macron deixava a ONU, onde havia anunciado o reconhecimento oficial do Estado da Palestina pela França, quando viu seu caminho obstruído por policiais, que faziam a segurança da comitiva do presidente americano. Descontraído, o mandatário ligou para Trump, brincando com a situação e pedindo que a via fosse desbloqueada.
No entanto, a solicitação de Macron não foi atendida e ele teve que continuar a pé por mais 30 minutos, segundo o Brut. Ao longo da caminhada pelas ruas de Nova York, a comitiva do presidente francês foi abordada por muitos transeuntes, que cumprimentaram e tiraram fotos com o mandatário.
Reconhecimento
Mais cedo nesta segunda, Emmanuel Macron anunciou que a França reconhece oficialmente o Estado da Palestina. A declaração aconteceu durante uma reunião na ONU para tratar sobre o fim da guerra entre Israel e Hamas e a solução de dois Estados na região. O evento antecedeu a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas e não contou com a presença de Israel e Estados Unidos, críticos da decisão tomada por Paris.
O anúncio concretiza uma medida que havia sido alardeada pelo francês em julho, e que provocou fortes críticas por parte de Tel Aviv. Segundo Macron, reconhecer a existência da Palestina é uma “responsabilidade histórica” e necessária para abrir caminho à paz.
VEJA