ALRN apresenta novas funcionalidades do Legis Vídeos para servidores da Câmara de Natal

Foto: João Gilberto

A Diretoria de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizou, nesta segunda-feira (25), um treinamento com os servidores da Câmara Municipal de Natal (CMN) para atualização do Legis Vídeos, sistema desenvolvido pela ALRN que organiza e disponibiliza conteúdos audiovisuais das atividades parlamentares. A CMN utiliza a ferramenta desde 2024 e agora passa a contar com as inovações já implementadas na Assembleia.

Durante o encontro, a equipe da ALRN apresentou as novas funcionalidades do sistema, que incluem a transcrição automática de falas em tempo real, a geração de atas de forma imediata, além de marcadores de tempo de fala de cada parlamentar. Outro destaque é a possibilidade de que gabinetes e assessorias de imprensa façam recortes de vídeos e áudios das sessões quase em tempo real, recurso que já está em uso no Legislativo potiguar.

O diretor de Gestão Tecnológica da ALRN, Mário Sérgio Gurgel, destacou os avanços proporcionados pelo sistema. “O Legis Vídeos agrega inovação ao processo legislativo. Ele facilita a comunicação das Casas Legislativas com a sociedade, garante mais transparência e oferece recursos que nenhum outro software disponibiliza, como a combinação de transcrição, recorte de falas e publicação imediata na internet”, explicou.

O coordenador de desenvolvimento de sistemas da ALRN, Berg Freire, ressaltou que o sistema é constantemente atualizado para atender às particularidades de cada Casa. “Cada instituição tem sua dinâmica, e o Legis Vídeos acompanha isso. As novidades vão desde a integração de notícias e galerias de fotos ao portal institucional até ferramentas de visibilidade das atividades parlamentares, ampliando o acesso da população”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o assessor legislativo da direção-geral, Giovani Carvalho, avaliou o impacto da atualização. “É fundamental porque facilita o trabalho diário dos gabinetes e do processo legislativo. As atas ficam disponíveis logo após as sessões e cada parlamentar pode acessar seus discursos em tempo real. É um ganho enorme para a Câmara e para a sociedade”, afirmou.

O coordenador do Departamento Legislativo da CMN, Ives Kleiton, também reforçou os benefícios. “O sistema otimiza o acompanhamento das sessões e a elaboração de atas, permitindo que a equipe ganhe tempo para outras atividades. É uma ferramenta que moderniza e fortalece o legislativo”, declarou.

Desenvolvido em 2022 pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do RN, o Legis Vídeos já está presente em 25 Casas Legislativas pelo país, além do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). Com termos de cooperação técnica, o sistema segue em expansão e é hoje referência nacional em transparência e modernização do processo legislativo.

Deixe um comentário

Rolar para cima