O ABC entra na reta final da Série C do Campeonato Brasileiro com apenas uma missão: vencer. Para evitar o rebaixamento, o alvinegro precisa ganhar os seus dois últimos jogos na competição. O primeiro duelo será contra o Retrô/PE, já rebaixado, que marca o reencontro com o adversário após três anos sem confrontos diretos.
A última vez que as duas equipes mediram forças foi em setembro de 2021, em jogo válido pela segunda fase da Série D do Brasileirão, quando o ABC bateu o Retrô/PE em uma virada emocionante por 3 a 2, no Frasqueirão, em Natal, e avançou para as oitavas. O alvinegro, comandado na época por Moacir Júnior, venceu no agregado por 4 a 3.
Daquela equipe, que viria a conquistar o acesso à Série C de 2022, somente dois jogadores fazem parte do elenco abecedista atual: o goleiro Pedro Paulo e o atacante Wallyson. Foi dos pés do camisa 11 que saiu o gol que assegurou a classificação do clube à fase seguinte da competição.
Apesar do histórico do confronto ser curto, a vantagem é do ABC, que nunca perdeu para o Retrô/PE. Além da vitória por 3 a 2 no jogo da volta, as duas equipes empataram na ida em 1 a 1 na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Relembre as escalações do ABC contra o Retrô:
- Escalação do ABC no 1º jogo: Welligton; Netinho, Suéliton, Alisson Cassiano e Felipinho; Felipe Manoel (Vinícius Paulista), Marcos Antônio (Vinícius Silva), Valderrama e Allan Dias (Negueba); Wallyson (Negueba) e Gustavo Henrique (Ferreira).
- Escalação do ABC no 2º jogo: Welligton; Netinho (João Marcos), Suéliton, Alisson Cassiano e Felipinho; Felipe Manoel (Denner), Valderrama (Allef) e Allan Dias (Marcos Antônio); Wallyson, Negueba e Gustavo Henrique (Ferreira).
O reencontro entre as duas equipes acontece no próximo domingo (24), às 19h30, na Arena Pernambuco. O alvinegro está na 18ª colocação com 17 pontos, sendo dois de distância para a primeira equipe fora da zona de rebaixamento – o Anápolis/GO.
Chance de rebaixamento
Além das demissões do executivo de futebol Agnello Gonçalves e do técnico Rodrigo Santana, a derrota para o Guarani/SP no último sábado (16) também aumentou o drama do ABC na Série C do Campeonato Brasileiro. De acordo com o site de estatísticas Chance de Gol, as chances de rebaixamento aumentaram de 41,7% para 78,8%.
Somado a isso, o ABC ampliou a marca negativa jogando em casa, seja no Estádio Frasqueirão ou na Arena das Dunas: com o revés por 4 a 3 para o time paulista, o time abecedista completou cinco meses sem vencer como mandante.
O último triunfo aconteceu ainda pelo Campeonato Potiguar, no dia 16 de março, quando bateu o Laguna na semifinal por 1 a 0, com gol de Manoel. Desde então, foram nove jogos em Natal, sendo quatro derrotas e cinco empates. Além disso, o desempenho defensivo também não agrada: a equipe foi vazada em 18 oportunidades, com uma média de dois gols sofridos por partida.
Com o atual desempenho como mandante, o ABC está próximo de igualar a marca negativa de 2015, quando ficou seis meses e três dias (186 dias) sem vencer em casa. Ao todo, foram 17 jogos disputados em casa, tanto Frasqueirão quanto Arena das Dunas, sendo nove vitórias e oito derrotas.
Deu na Tribuna do Norte