Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O conselho de administração da Petrobras elegeu nesta quinta-feira, 21, o conselheiro da estatal Bruno Moretti para a presidência do órgão, depois que Pietro Mendes renunciou ao cargo para ocupar uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), segundo apurou o Estadão/Broadcast.
A dúvida sobre a indicação direta de Moretti, segundo uma pessoa a par do tema, era se ele seria escolhido pelo ministro Alexandre Silveira para a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), cargo que também era ocupado por Pietro Mendes.
Segundo se especula no setor, porém, os nomes que estão sendo avaliados para a secretaria do MME são o de Tabita Loureiro, diretora da Pré-sal Petróleo (PPSA), e do diretor de Gás Natural do MME, Marcelo Gomes Weydt.
A eleição de Moretti como presidente do conselho de administração da Petrobras foi confirmada pela estatal no início da noite desta quinta-feira, por meio de fato relevante.
Quem é o novo presidente do Conselho da Petrobras
Secretário especial de análise governamental da Presidência da República e conselheiro de administração e membro do comitê de investimentos da Petrobras, Moretti é formado em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui mestrado em Economia da Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e estágio pós-doutoral em Sociologia pela UnB. Atualmente, é doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Moretti foi diretor e secretário executivo substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, entre 2014 e 2015. De 2015 a 2016 atuou como secretário executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República. Foi assessor técnico no Senado, de economia, infraestrutura, política fiscal e orçamento público entre 2017 e 2022.
Deu no Estadão