Vídeo: Reprodução/Instagram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou neste sábado (16) que deseja receber o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), no Palácio da Alvorada. Segundo Lula, o objetivo é que o líder norte-americano “conheça o Brasil verdadeiro” e que ambos possam dialogar.
A manifestação ocorre pouco mais de um mês após Trump impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em 9 de julho.
O petista fez o convite enquanto plantava um pé de uva Vitória na residência oficial da Presidência. Em vídeo publicado no Instagram, exaltou a fruta desenvolvida pela Embrapa e criticou as medidas do republicano.
“A uva brasileira é resultado do trabalho de uma das maiores empresas de tecnologia agrícola do mundo. Por isso, Trump, queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Alvorada, para dizer que espero que um dia você venha conhecer o Brasil e que possamos conversar”, afirmou Lula.
O presidente também destacou a diversidade cultural do país:
“O Brasil é do povo que gosta de samba, Carnaval, futebol, que gosta dos Estados Unidos, da China, da Rússia, do Uruguai, da Venezuela. Nós gostamos de todo mundo. Espero que possamos conversar um dia, presidente Trump, para o senhor conhecer a qualidade do povo brasileiro”.
Apesar das críticas, Lula enviou uma carta convidando o norte-americano para a COP30, Conferência da ONU sobre o Clima, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Foi o primeiro gesto direto do governo brasileiro ao republicano desde o início de sua nova gestão, em 20 de janeiro.
Com informações do Poder 360