RN registra chuvas de até 100 mm nas últimas 24h, aponta Emparn

O Rio Grande do Norte registrou chuvas de até 100 milímetros nas últimas 24 horas. Os maiores volumes foram concentrados nas regiões Agreste e Leste potiguar, com destaque para o município de Monte Alegre, que apresentou o maior acumulado do período. Municípios da Grande Natal também registraram índices elevados. Os dados constam no último boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), com informações coletadas entre às 7h de quinta-feira (14) e às 7h desta sexta-feira (15).

Além de Monte Alegre, entre os municípios com maiores acumulados estão:

  • Parnamirim: 82,6 mm
  • São Gonçalo do Amarante: 72,8 mm
  • Macaíba: 69,4 mm
  • Natal: 62 mm

Já nas regiões Central e Oeste do estado, não houve registro de precipitações no período analisado.

De acordo com a Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn, as chuvas que vêm sendo registradas desde a noite de quinta-feira (14) são resultado de instabilidades causadas por uma frente fria estacionada sobre o sul da Bahia e pelas condições do oceano Atlântico, que apresenta águas mais aquecidas próximas à costa nordestina. Outro fator que tem influenciado as chuvas é o vento predominante de Sudeste/Leste, que transporta umidade e favorece a formação de nuvens na faixa litorânea do estado.

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, o volume acumulado de chuvas nas últimas 12 horas variou entre 80 e 90 milímetros, especialmente entre o litoral sul e o litoral nordeste do RN. Ele explica que, com o aumento da intensidade dos ventos, a tendência é que as chuvas diminuam ao longo da tarde.

A previsão indica continuidade das chuvas nos próximos dias. “Para o fim de semana, observamos que a previsão é de chuvas, principalmente na madrugada do sábado e início da manhã; e no domingo, durante o período noturno”, destaca Gilmar Bristot.

 

Deu na Tribuna do Norte 

Deixe um comentário

Rolar para cima