Alecrim celebra 110 anos de história nesta sexta-feira

O time que é sinônimo de simpatia. Nesta sexta-feira, dia 15 de agosto, o Alecrim Futebol Clube completa 110 anos de história. Fundado nesta mesma data, só que em 1915, por um grupo formado por Lauro Medeiros, Cel. Solon Andrade, José Firmino, Café Filho (presidente da República e goleiro da equipe entre 1918 e 1919), Humberto Medeiros, Gentil de Oliveira, José Tinoco, Juvenal Pimentel e Miguel Firmino, o clube tinha como principal objetivo promover ações sociais no bairro que lhe deu origem.

Ao longo dos anos, o time esmeraldino consolidou a fama de simpático e tornando-se para a maioria dos torcedores potiguares, o segundo time do coração. Em sua história centenária, o alviverde acumula sete títulos do Campeonato Potiguar (1924, 1925, 1963, 1964, 1968, 1985 e 1986), quatro Torneio Início (1926, 1961, 1966 e 1972) e a 2ª divisão Estadual em 2022.

Com destaque para a temporada de 1968, o “ano de ouro” do Alecrim, com a conquista memorável do Estadual, de forma invicta. O clube disputou 10 partidas: venceu sete e empatou três, marcando 24 gols e sofrendo oito. Foi o quinto título de sua história. O jogo da conquista foi disputado no dia 10 de julho de 1968, contra o então Ferroviário: vitória por 2 a 0, com gols de Icário e Élson.

A escalação daquela decisão foi formada por: Eliezer, Luizinho, Miro, Cândido e Anchieta, Valdomiro e Pedrinho, Zezé, Elson, Icário e Burunga. No banco de reservas ainda estavam o arqueiro Augusto, Genilson, Estorlando (Pistolão), Rui Falcão e Odisser. O atacante Icário, inclusive, foi o artilheiro da competição, com oito gols marcados.

Garrincha. Foto: Ribamar Cavalcante
Foto: Ribamar Cavalcante

No mesmo ano, no dia 4 de fevereiro, Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como “Mané Garrincha” ou simplesmente “Garrincha”, vestiu as cores do Alecrim em um amistoso histórico contra o Sport no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, vencido pelo clube pernambucano por 1 a 0.

Durante sua história, o Alecrim também marcou presença em competições nacionais na elite do Campeonato Brasileiro, nas Série C e D e Copa do Brasil. O acesso à terceira divisão em 2009 foi a última “conquista” do clube. Na ocasião, a equipe comandada por Francisco Diá subiu de divisão após superar o Uberaba/MG no Estádio Machadão, em Natal.

Natal 27/09/09 - Campeonato Brasileiro da Serie D Alecrim 1x 1 Uberaba no Estadio do Machadão Alecrim Classificado para a Serie C de 2010. (Dia Tecnico do Alecrim). foto:Emanuel Amaral/Release

Foto: Emanuel Amaral

Em 2025, o “Verdão Maravilha” tem como principal objetivo retornar à elite do futebol potiguar, que não disputa desde 2023, ano que foi rebaixado. O clube está confirmado na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar junto à Baraúnas, QFC, Mossoró, Potyguar Seridoense, Univap Apodi e Visão Celeste.

Aniversário terá programação especial

Para celebrar os 110 anos, o Alecrim irá promover uma programação especial nesta sexta-feira (15), na sede do clube na Avenida dos Caicós, no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. Às 15h, haverá um ato ecumênio com o tradicional hasteamento da bandeira e exibição do teaser do documentário “Alecrim em Verde e Branco”.

No sábado (16), o clube celebra seu aniversário com a inauguração do Espaço Alecrim com feijoada, churrasco, cerveja, prêmios e música ao vivo.

 

Deu na Tribuna do N0rte

Deixe um comentário

Rolar para cima