Foto: Clarisse Dornelas
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de covarde e o provocou ao afirmar que “sem toga, ele não é nada”. O parlamentar mineiro discursou para milhares de manifestantes que se reuniram na manhã deste domingo (3/8), em ato contra Lula e Moraes, na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
“Alexandre de Moraes, você é um cara corajoso com uma toga. Mas, sem uma toga, você não é nada. Todos nós sabemos que o STF não é o dono do Brasil; quem é dono do Brasil é o povo”, disparou Nikolas durante a fala na capital mineira.
O parlamentar ainda comemorou as sanções impostas ao ministro pelo governo dos Estados Unidos, ao afirmar que a última sexta-feira foi um dia “Magnitsky”. A fala foi uma referência à aplicação da Lei Magnitsky contra o magistrado brasileiro. A medida é uma das mais severas punições impostas pelos EUA a estrangeiros considerados autores de graves violações de direitos humanos e práticas de corrupção.
Nikolas Ferreira também reiterou o pedido de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e enviou recados aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, pedindo que a anistia seja pautada com urgência no Congresso Nacional.
Deu no O TEMPO