Foto: José Aldenir/Agora RN
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), classificou como “deplorável” e “brutal” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas adicionais de até 50% sobre produtos brasileiros, com impacto direto na economia do Rio Grande do Norte, em especial para os setores de sal, pescado e confeitos.
Ao comentar o caso nesta sexta-feira 1º em coletiva de imprensa na Governadoria, Fátima disse que momento é “delicado” e que o chamado tarifaço representa um ataque à soberania do Brasil e que as consequências já são sentidas por empresas e trabalhadores potiguares.
“Infelizmente, as medidas adotadas de forma unilateral pelo presidente dos Estados Unidos trouxeram um ataque brutal à soberania do nosso país, e os reflexos dessa medida causam sérios danos à vida da economia do nosso país”, afirmou.
“Volto a dizer: uma medida unilateral, que foi o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos. Uma medida deplorável, pela forma como está se dando. Portanto, merece todo o repúdio da nossa parte.”
Em coletiva nesta sexta-feira, a governadora anunciou a publicação de um decreto estadual com incentivos fiscais emergenciais voltados às empresas exportadoras potiguares mais afetadas, com o objetivo de preservar empregos e mitigar os prejuízos.
Segundo Fátima, a orientação à equipe econômica do Governo foi clara: agir com agilidade e diálogo para apoiar os setores diretamente atingidos.
“Enquanto governadora, determinei às secretarias de Fazenda e Desenvolvimento Econômico que apresentassem medidas objetivas para que o Governo do Estado possa ajudar as empresas, de olho na manutenção dos empregos”, disse.
“As medidas estão olhando especialmente para os setores mais afetados pela economia do nosso Estado: pescado, sal e o caramelo. Fruto desse diálogo com o setor produtivo, as medidas que já estão adotadas visam mitigar os impactos, trazer apoio para as empresas com o objetivo de manutenção dos empregos.”
Diplomacia e busca por novos mercados
Além das medidas fiscais, a governadora reforçou que o Governo do RN manterá sua estratégia de buscar a abertura de novos mercados para produtos potiguares. Ela afirmou que suas viagens ao exterior ao longo do governo serviram para abrir o caminho para que produtos do RN cheguem a mais locais, além dos Estados Unidos. Ela também da importância do diálogo com o Governo Federal e demais estados do Nordeste para alinhar ações conjuntas.
“Vamos avançar na busca de novos mercados. Toda a agenda que estamos desenvolvendo nesses sete anos, as agendas diplomáticas, tudo isso contribuiu para a abertura de novos mercados, e vamos intensificar cada vez mais”, declarou.
A governadora do RN destacou que o Consórcio Nordeste terá reunião na próxima quarta-feira 6 para tratar especificamente das consequências do tarifaço, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que está à frente das negociações do governo brasileiro com os Estados Unidos.
Deu no AGORA RN