Kyra Gracie, pentacampeã mundial de jiu-jitsu, publicou um vídeo nas redes sociais compartilhando técnicas de autodefesa para mulheres em risco iminente de serem agredidas dentro de um elevador. Ao lado do marido, o ator Malvino Salvador, ela explica como uma mulher deve agir em situações semelhantes a de Juliana Soares, de 35 anos, que foi vítima de um espancamento brutal pelo ex-namorado Igor Cabral, de 29 anos, no último sábado (26), em Natal.
Casos de violência contra a mulher devem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher), além dos canais da Polícia Civil e Militar.
“A agressão no elevador, ele bateu no meu rosto, quando eu cai eu preciso usar as pernas pra me defender. Eu não posso ficar vulnerável, minha perna vai chutar tanto o joelho quanto o rosto. Esperar oportunidade pra eu sair daquela situação, mirando sempre no joelho pra que ele não consiga me seguir. Assim que eu me sentir segura eu levanto e fujo. Agora ele vem me socar, eu encurtei a distância, dei um chute bem forte, fui pras costas, grudo a minha cabeça pra eu não receber os golpes e aproveito o momento para fugir”, detalhou Gracie nas redes sociais.
Kyra explica que gravou o vídeo compartilhando técnicas de autodefesa por conta do caso ocorrido com Juliana dentro de um elevador, onde foi golpeada por mais de 60 socos, com o objetivo de ajudar mulheres a se defenderem na mesma situação. “Resolvemos gravar essas técnicas por conta desse absurdo que aconteceu agora, porque o homem desferiu 60 socos, mais de 60 socos no rosto de uma mulher”, explicou.
“(Era) Um cara que sabia provavelmente técnicas de luta, um cara muito forte com uma menina completamente indefesa. Então, defesa pessoal, na verdade, é antecipação. Esse lugar aqui é muito confinado. Percebeu que a pessoa é violenta ou está num estado violento, você não pode entrar no elevador como esse de jeito nenhum”, comentou Malvino Salvador.
Os dois completaram alertando: “Antes disso, o cara começou a ser violento com você nas atitudes. Agressivo, pegar forte no braço, sacudir, quer te humilhar. Isso é agressão. Se você está em um relacionamento como esse, sai agora, porque esse relacionamento pode te levar para uma consequência como esse vídeo que acabou de viralizar e essa história horrível. Então mulheres, aprendam a se defender. Cuidem também das suas filhas, porque elas sabem se defender no futuro”.
Veja o vídeo: