Foto: Montagem/Eduardo Maia/ Pedro França/Agência Senado
Para o cargo de senador da República são duas vagas em disputa nas eleições de outubro de 2026. A pesquisa do instituto Consult aponta disparado na liderança do chamado primeiro voto, o senador Styvenson Valentim (PSDB), com 42,4%.
A pesquisa estimulada mostra que bem atrás, aparece a governadora Fátima Bezerra (PT), com 12,2%, seguida de perto pelo ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, que é preferido por 10,4% dos natalenses.
Pré-candidata à reeleição, a senadora Zenaide Maia (PSD) vem em quarto lugar, 6,1% e em seguida Coronel Hélio, 1,5%; a secretária municipal do Trabalho e Ação Social, Nina Souza, 1,0% e Luizinho Cavalcante, 0,1%.
Os eleitores que não escolheriam em nenhum desses nomes no primeiro voto são 12,1% e não souberam dizer em quem votam, 14.2%.
Álvaro Dias lidera o 2º voto para senador
Já na pesquisa estimulada para segundo voto para o Senado Federal, a liderança é do ex-prefeito Álvaro Dias, 20,1% e em segundo lugar, Zenaide Maia, 10,3%.
Já em terceiro lugar, o senador Styvenson Valentim tem 7,3% e um pouco atrás o Coronel Hélio, 5,8%. A governadora Fátima Bezerra aparece em quinto lugar, com 4,7% e em sexto Nina Souza, 4,4% e na última posição Luizinho Cavalcante, 0,3%.
Para o segundo voto de senador, declaram não votar em, nenhum dos nomes apresentados, 18,0%. Não souberam dizerm 29,1%.
Styvenson lidera nas somas dos votos
De acordo com a pesquisa Consult, somando-se as intenções dos primeiro e segundo votos para senador, na opção em que o eleitor vota em dois candidatos, a liderança ainda é do senador Styvenson Valentim, com 24,85%.
Nessa situação, em segundo lugar surge o ex-prefeito Álvaro Dias, com 15,25% e mais atrás Fátima Bezerra, 8,45%, empatada com a aliada Zenaide Maia, 8,2%.
Os outros pré-candidatos a senador aparecem com os seguintes percentuais de intenções de votos entre os natalenses: Coronel Hélio, 3,65%; Nina Souza, 2,7%; Luizinho Cavalcante, 0,2%.
Não votariam em nenhum desses nomes, 15,05% e não souberam dizer, 21,65%.
Deu na ‘Tribuna do Norte’