Plano Pra Frente Natal é destaque em evento promovido pelo TCE RN

(Foto: SEMPLA)

O potencial das tecnologias emergentes na modernização da gestão pública e na melhoria do atendimento ao cidadão foram o destaque da palestra do secretário municipal de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, que teve como tema “Inteligência Artificial e o Princípio Constitucional da Eficiência — caminhos para a transformação digital dos serviços públicos”. O secretário foi  um dos palestrantes do encontro regional promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), por meio da Escola de Contas, em parceria com a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e a Federação das Câmaras Municipais (FECAM). O evento foi realizado na terça-feira (23), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), no bairro Tirol, reunindo prefeitos, secretários e gestores da região litorânea do estado

Foi a segunda participação do secretário na série de encontros regionais promovida pelo TCE-RN — a primeira ocorreu em Mossoró. Nesta edição, Vagner Araújo propôs reflexões sobre como a Inteligência Artificial pode ser aplicada, de forma prática, na eliminação de gargalos históricos da administração pública, como a formação de filas em unidades de saúde para agendamento de consultas e exames.

Durante sua fala, Vagner apresentou casos concretos da experiência da Prefeitura do Natal, com destaque para a elaboração do novo Plano Plurianual (PPA) da capital potiguar, o Plano Pra Frente Natal, que contou com uma abordagem inédita de participação popular. Através de uma assistente virtual de IA no WhatsApp, milhares de cidadãos puderam contribuir com sugestões de forma acessível e interativa.

Segundo o secretário, “a Inteligência Artificial não é mais uma promessa distante, mas uma realidade que pode transformar, com simplicidade e eficiência, a relação entre governo e população. É possível prestar melhores serviços com menos burocracia, mais agilidade e mais escuta”.

A palestra sobre tema relevante do momento, reforçou a posição de Natal como referência regional na adoção de soluções tecnológicas voltadas à melhoria da gestão pública. O evento integra uma estratégia da Corte de Contas de aproximar os gestores das boas práticas de governança, planejamento e inovação.

Deixe um comentário

Rolar para cima