Imagem: REUTERS/Nathan Howard
O governo dos Estados Unidos está mais preocupado com a qualidade dos acordos comerciais do que com o tempo, disse o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, nesta segunda-feira (21), antes do prazo final de 1º de agosto para os países fecharem um acordo comercial.
“Não vamos nos apressar para fechar acordos”, disse Bessent em uma entrevista à CNBC.
Perguntado se o prazo poderia ser prorrogado para os países envolvidos em negociações produtivas com Washington, Bessent disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, é quem decidirá.
“Veremos o que o presidente quer fazer. Mas, novamente, se de alguma forma voltarmos à tarifa de 1º de agosto, acho que um nível tarifário mais alto pressionará mais esses países a chegarem a acordos melhores”, disse ele.
Sobre a China, Bessent disse que haverá “conversas em um futuro muito próximo”.
“Acho que o comércio está em um bom momento e que agora podemos começar a falar sobre outras coisas. Infelizmente, os chineses (…) são grandes compradores de petróleo iraniano e russo sancionados”, disse ele.
“Poderíamos também discutir o elefante na sala, que é esse grande reequilíbrio que os chineses precisam fazer.”
Com relação ao Japão, Bessent disse que o governo está menos preocupado com sua política interna do que em conseguir o melhor acordo para os norte-americanos.
Deu na CNN Brasil