Hugo Barreto/Metrópoles
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) apresentou à Câmara dos Deputados um requerimento de informação destinado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pedindo explicações sobre a visita do presidente Lula à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em 3 de julho de 2025.
No pedido, Nikolas questiona se a visita ocorreu em “caráter pessoal ou institucional” e solicita que, caso tenha sido oficial, sejam informados “quais os objetivos formais da reunião e os registros administrativos gerados a partir dela”.
Segundo o deputado, a viagem aconteceu “durante missão oficial do Estado brasileiro à Argentina”, quando Lula participou do encontro de chefes de Estado do Mercosul e assumiu a presidência rotativa do bloco.
Apesar da agenda, Nikolas destaca que o presidente “não realizou qualquer reunião bilateral com o atual chefe de Estado da Argentina, Javier Milei”.
No documento, o parlamentar quer saber por que o encontro com Milei não ocorreu e se houve “manifestação do Itamaraty sobre os possíveis impactos dessa omissão nas relações diplomáticas entre Brasil e Argentina”.
Nikolas também pediu detalhes sobre quem arcou com a estrutura de segurança, logística e transporte para o deslocamento até a residência de Kirchner. “Em caso afirmativo, qual o custo total da operação?”, questiona.
Na justificativa, o deputado afirma que a visita de Lula a Kirchner ocorreu “fora da agenda diplomática tradicional” e que busca informações sobre “atos, custos e justificativas institucionais que envolveram a visita do Presidente da República à ex-presidente Cristina Kirchner”.