Foto: Reprodução
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), defendeu nesta 2ª feira (14.jul.2025) em entrevista à GloboNews a candidatura de Jair Bolsonaro às eleições presidenciais de 2026. O prefeito questionou as decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que tornaram o ex-presidente inelegível até 2030.
“O que eu sinto como democrata é que ele [Bolsonaro] deveria disputar a eleição, para a população definir. Me parece que tirar alguém do cenário eleitoral, onde a população vai ter o seu direito pleno da democracia, que é a escolha, me parece que não é o melhor caminho”, afirmou o prefeito.
Nunes foi questionado sobre as tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump ao Brasil, em parte justificadas pela situação judicial de Bolsonaro. Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, medida que afetará diretamente São Paulo —Estado responsável por um terço das exportações brasileiras para os Estados Unidos.
A argumentação de Nunes segue linha semelhante à adotada pelo governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) na semana passada. Tarcísio declarou que o ex-presidente “deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições”, ao compartilhar uma postagem do presidente americano Donald Trump em apoio a Bolsonaro.
“O governador Tarcísio tem que defender os interesses de São Paulo, como eu tenho que defender os interesses da cidade de São Paulo. Aqui em São Paulo, de tudo que é exportado, 19% é para os EUA”, justificou Nunes.
Sobre rumores de que poderia deixar a prefeitura para disputar o governo estadual caso Tarcísio candidate-se à presidência, Nunes disse que pretende cumprir os 4 anos de mandato, mas não negaria um pedido do governador nesse sentido. “Meu desejo é cumprir os 4 anos. Eu acho que ele não vai fazer isso, mas o que o Tarcísio me pedir eu não tenho como negar”, declarou o prefeito.
Deu no Poder360