Ainda em busca de emplacar sua segunda vitória na Série C, que já entrou na 12ª rodada, o ABC visita o Tombense neste sábado (12), em uma partida cuja vitória pode servir de impulso para ambas as equipes — que estão juntas na tabela de classificação — voltarem a encostar na briga por uma vaga entre os oito clubes que avançam para a segunda fase. O treinador Rodrigo Santana deve repetir boa parte do grupo que empatou com o Confiança na semana passada. Com início previsto para as 19h30, a partida terá como palco o estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos-MG.
Autor do gol em Aracaju, o primeiro com a camisa alvinegra, o meio-campista Bruno Leite se mostra animado para o confronto no interior de Minas Gerais. Ele disse esperar que tenha apenas iniciado uma jornada de bons jogos, e que pretende continuar ajudando seus companheiros na missão de fazer o ABC escalar posições na classificação.
“A gente sabe que é um jogo de seis pontos [contra o Tombense], porque as duas equipes estão muito coladas na tabela. De nossa parte, temos que corrigir os erros de concentração, principalmente nos minutos finais das partidas, para que possamos sair com um resultado positivo”, afirmou.
Sobre o trabalho recém-iniciado com Rodrigo Santana, o jogador disse que a semana foi positiva para que a equipe buscasse se adaptar à nova forma de se comportar em campo.
“Estamos nos adaptando bem à filosofia do professor Rodrigo Santana. Mesmo com pouco tempo antes do último jogo, já conseguimos realizar as movimentações que ele nos solicitou. Isso mostra que temos um grupo que absorve bem as coisas, e aproveitamos a semana cheia para assimilar mais situações que teremos que desenvolver dentro de campo”, ressaltou.
Ao aceitar o convite para dirigir o ABC, Santana chegou a Natal com o intuito de maximizar um clima de positividade e confirmou estar ciente do tamanho do desafio que assumiu. Ele reconhece que terá uma missão difícil para colocar a equipe potiguar em condições de disputar uma vaga no G-8 ao fim da fase de classificação.
A matemática mostra que, nas próximas oito rodadas, para bater a marca dos 28 pontos — apontados pelas estatísticas como o número mágico para integrar o grupo dos classificados —, o time comandado por Rodrigo Santana precisa atingir um aproveitamento de 71%. Dos 24 pontos ainda em disputa, o ABC necessita conquistar 17.
O técnico, que comandou o Remo na temporada passada, lembrou que o clube paraense foi o primeiro a garantir vaga na segunda fase com apenas 26 pontos, abaixo da meta tradicional. Ele acredita que esse patamar pode se repetir este ano e reforça o otimismo no trabalho recém-iniciado: “Vim para buscar a classificação. Não penso em rebaixamento”, afirmou. “Quero virar a chave, mostrar aos jogadores que, se voltarmos a vencer, tudo muda. A torcida volta, o Frasqueirão enche. Mas precisamos produzir mais ofensivamente, criar mais chances de gol — mesmo fora de casa. Isso me incomodou no último jogo”, ressaltou.
O ABC é apontado como um visitante indigesto na competição: a equipe possui o quinto melhor aproveitamento fora de casa, com oito dos 18 pontos disputados. Ainda invicto como visitante, soma cinco empates e uma vitória.